O MiCA (Markets in Crypto Assets), primeiro e maior marco regulatório da União Europeia sobre o setor de criptomoedas, pode ter grandes efeitos na indústria, obrigando corretoras a removerem stablecoins de seus livros de negociação para se adequarem às novas leis.
Uma dessas corretoras é a poderosa Binance. Participando de uma audiência pública nesta quinta-feira (21), Marina Parthuisot, chefe jurídica da Binance da França, comentou que a corretora está pronta para remover todas stablecoins de plataforma até 30 de junho.
No Twitter, Changpeng Zhao, fundador da Binance, tentou amenizar o impacto dessas informações. De qualquer forma, o bilionário notou que eles estão prontos para trabalhar com outros emissores de stablecoins baseadas em Euro.
Reguladores europeus pressionam mercado de criptomoedas
O Markets in Crypto Assets (MiCA) é considerado o maior e mais abrangente conjunto de leis sobre a indústria de criptomoedas. No entanto, embora possa beneficiar o setor, trazendo maior legitimidade a ele, também pode esmagar certos mercados.
O maior exemplo são as stablecoins. Afinal, stablecoins baseadas em dólares podem deixar de funcionar na Europa. Isso terá tanto impacto que, ainda em 2022, lobistas lutaram contra o banimento dessas criptomoedas, citando “efeitos potencialmente desestabilizadores”.
Como consequência, corretoras também seriam muito afetadas já que a maioria de seu volume está justamente nessas stablecoins ligadas ao dólar e, até o momento, não há nenhuma grande stablecoin baseada no euro.
“Além disso, a concorrência e, posteriormente, a inovação, seriam prejudicadas, pois as pequenas e médias exchanges lutam para atrair liquidez suficiente. Pequenos projetos de criptomoedas enfrentarão barreiras mais altas para ter seus tokens listados, o que diminuiria o ritmo da inovação”, apontaram os lobistas no ano passado.
Chefe jurídica da Binance diz que corretora removerá todas stablecoins
Participando de uma audiência nesta quinta-feira (21), Marina Parthuisot, chefe jurídica da Binance da França, afirmou que sua corretora está pronta para abandonar todas stablecoins de sua plataforma.
“Estamos caminhando para a exclusão de todas as stablecoins na Europa em 30 de junho. Isto poderá ter um impacto significativo no mercado europeu em comparação com o resto do mundo.”
Tentando amenizar a situação, Changpeng Zhao comentou no Twitter que as falas de Parthuisot foram tiradas de contexto. De qualquer forma, sua frase seguinte mostra que sua corretora realmente está passando por uma transformação.
“Na verdade, temos alguns parceiros que lançando [produtos em] EUR e outras stablecoins, em total conformidade [com a lei], é claro.”
4.
It was a question taken out of context.
In fact, we have a couple of partners launching EUR and other stable coins, in fully compliant manners of course.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) September 21, 2023
Seja como for, o MiCA deve ter um grande impacto na indústria assim que aprovado. Além disso, por ser uma proposta abrangente, também pode ser copiado por outras jurisdições que ainda não apresentaram propostas para regular o setor de criptomoedas.