A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, listou a Toncoin (TON) em seu mercado de futuros nesta sexta-feira (1º). Segundo o anúncio, investidores poderão negociar a TON com alavancagem de até 50 vezes.
Anteriormente chamada de Telegram Open Network, a TON chegou a arrecadar US$ 1,7 bilhão para seu desenvolvimento, mas foi barrada pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, na data.
Desde então o projeto está sendo tocado de forma independente e passou a ser chamado de Toncoin. Mesmo assim, sua ligação com o Telegram ainda é muito forte.
Telegram anuncia programa de recompensa para seus usuários
Na última quarta-feira (28), Pavel Durov, CEO do Telegram, afirmou que usuários de seu mensageiro passarão a ser recompensados por suas postagens. A moeda escolhida pelos pagamentos foi a Toncoin (TON), obviamente.
“Em março, a plataforma de anúncios do Telegram será aberta oficialmente a todos os anunciantes em quase uma centena de novos países”, apontou Duv. “Os donos de canais nesses países começarão a receber 50% de qualquer receita que o Telegram obtiver com a exibição de anúncios em seus canais.”
“Para garantir que os pagamentos e saques de anúncios sejam rápidos e seguros, usaremos exclusivamente a blockchain TON.”
Desde 2022, o Telegram já usa a TON para outros fins, como em leilões de nomes de usuários no mensageiro. No momento desta redação, a TON é a 15ª maior criptomoeda do mercado, com uma capitalização de US$ 9,5 bilhões.
Toncoin (TON) é listada na Binance
Embora não tenha citado os motivos da listagem da Toncoin (TON), a Binance pode ter se interessado no projeto tanto pelo seu tamanho quanto pela novidade apontada acima.
A partir desta sexta-feira (1º), investidores podem negociar a TON nos mercados de futuros da Binance, com uma alavancagem de até 50 vezes. No momento, a TON não está disponível no mercado à vista, mas não será nenhuma surpresa se isso acontecer no futuro.
Conforme a TON já havia disparado nessa semana enquanto acompanhava a alta do Bitcoin e posteriormente pelo seu uso no programa de recompensas do Telegram, a criptomoeda opera em alta de apenas 4,4% com a novidade.
De qualquer forma, os ganhos semanais chegam a 30%. Além disso, a Toncoin também aparece ao lado da Ripple, Ethereum, Solana e Chainlink na premiação de “criptomoeda do ano” do CoinMarketCap, sinal de sua força no mercado.
Binance lista Axelar (AXL) em seu mercado spot
Outra criptomoeda listada pela Binance nesta sexta-feira (1º) foi a Axelar (AXL). Diferente da TON, a AXL será listada no mercado à vista, através dos pares AXL/BTC, AXL/USDT, AXL/FDUSD e AXL/TRY, permitindo depósitos e saques da moeda nativa.
A Axelar já havia sido mencionada por Arthur Hayes, CEO da BitMex, na semana passada como um projeto para ficar de olho. Em sua explicação, apontou que a AXL é uma solução para a interoperabilidade entre redes, podendo ser uma alternativa as pontes (bridges) que hoje são muito populares.
Com a listagem na Binance, a Axelar passou por uma valorização de 80% antes de passar por uma correção. No momento, seu ganho diário está na faixa dos 28%, o maior do dia entre as 100 maiores criptomoedas do mercado.