A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta segunda-feira (12) que estará removendo 19 pares de negociações de criptomoedas. As alterações acontecerão já na próxima quarta-feira (14).
Entre as criptomoedas citadas como securities pela SEC, apenas a Dash (DASH) aparece entre as afetadas, perdendo seu par contra a Binance Coin (BNB), também citada no processo contra a Binance.
Portanto, as mudanças parecem não ter ligação com o processo. Na semana passada, a Binance.US anunciou a remoção de 102 pares de criptomoedas, mas, após ouvir investidores, decidiu reduzir a lista para apena 10.
Pares de criptomoedas a serem removidos pela Binance
Dos 19 pares, quatro deles são contra a stablecoin da Binance, a BUSD, e outros cinco contra o Ether (ETH). As 10 criptomoedas restantes fazem par com a Binance Coin (BNB).
Os pares são os seguintes: BIFI/BUSD, FIO/BUSD, OXT/BUSD e MLN/BUSD. LIT/ETH, ONE/ETH, PEOPLE/ETH, XTZ/ETH e ZRX/ETH. DASH/BNB, GAL/BNB, KLAY/BNB, MC/BNB, MINA/BNB, PEOPLE/BNB, QNT/BNB, WAXP/BNB, ZEC/BNB e ILV/BNB.
A maioria das criptomoedas afetadas está operando em baixa. No entanto, esta é uma tendência de todo o mercado, ainda pressionado pela forte queda da madrugada do último sábado (10).
Também nesta segunda-feira (12), a Binance anunciou a remoção de outros 6 pares de negociação, mas agora referentes a seu serviço de margem isolada. As mudanças terão início já nesta terça-feira (13).
“A Binance removerá os seguintes pares de margem isolada: BNT/BUSD, CVX/BTC, POLS/BUSD, POWR/BUSD, STPT/BUSD & STRAX/BUSD.”
#Binance will delist the following Isolated Margin pairs:
🔸 BNT/BUSD
🔸 CVX/BTC
🔸 POLS/BUSD
🔸 POWR/BUSD
🔸 STPT/BUSD
🔸 STRAX/BUSDhttps://t.co/EiuOaPV4K3— Binance (@binance) June 12, 2023
Por fim, após a pressão regulatória dos EUA, investidores estão acompanhando tais movimentações com mais atenção.
Dominância do Bitcoin cresce em meio à crise das altcoins
Segundo dados do CoinMarketCap, a dominância do Bitcoin chegou a 47,75% nesta semana, a maior porcentagem dos últimos 2 anos. Em julho de 2021, esta métrica estava em 48,25%, chegando a apenas 38% em novembro de 2022.
Ethereum, segunda maior criptomoeda, também está apresentando uma leve alta em sua dominância após ter sobrevivido a forte queda do mercado no final de semana.
Em cinza, é possível ver que criptomoedas classificadas como “outras”, ou seja, fora do top 10, estão perdendo bastante participação no mercado desde fevereiro deste ano.
Por fim, apesar de também estar operando em baixa, muitos acreditam que o Bitcoin seja o principal beneficiado dos processos da SEC contra a Binance e a Coinbase. Afinal, muitas criptomoedas foram classificadas como valores mobiliários pela Comissão e isso deve ter efeitos no mercado.