Binance bloqueou contas de líderes da Braiscompany antes de operação da PF

Vários brokers tiveram contas pessoais bloqueadas pela Binance um dia antes da Operação Halving.

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, bloqueou a conta de vários líderes da Braiscompany antes que a Polícia Federal realizasse buscas em endereços da empresa, nesta quinta-feira (16).

Os próprios líderes, sem saberem da operação que estava por vir, se entregaram em vídeos e fotos públicas.

Ao atrasar saques para clientes desde o final de 2022, a Braiscompany tentava culpar a Binance por bloqueios em suas contas. Ao que tudo indica, na última quarta-feira (15), os bloqueios começaram a ocorrer de verdade, possivelmente em cumprimento a ordens judiciais.

Binance bloqueou conta de pelo menos três líderes da Braiscompany um dia antes de Operação Halving

A correria da Braiscompany para tentar jogar a culpa na Binance acabou repercutindo entre clientes da empresa de Campina Grande, muitos que compraram o discurso dos líderes da possível pirâmide financeira, que trabalhava com ofertas de 8% ao mês com a suposta locação de criptomoedas.

Para reforçar o discurso, três líderes da Braiscompany resolveram compartilhar que suas contas estavam bloqueadas na última quarta. Mal sabiam que a Polícia Federal se preparava para cumprir a Operação Halving, um dia depois.

Um dos líderes que tentaram endossar uma situação nebulosa na Binance foi Clélio Cabral, que gravou um vídeo de sua conta na Binance. De acordo com ele, mais de R$ 50 mil em bitcoin estavam em sua carteira, mas o valor acabou bloqueado na última quarta.

Após o vídeo, ele disse que é “apenas uma sardinha”, e que a Braiscompany é uma baleia, dando a entender que o problema da empresa era muito maior que o seu.

Clélio Cabral, líder da Braiscompany, diz que sua conta foi travada antes de operação da PF
Clélio Cabral, líder da Braiscompany, diz que sua conta foi travada antes de operação da PF. Reprodução: Redes sociais.

Broker que ensinava clientes a abrir conta na Binance também teve conta bloqueada

Outro que mostrou bloqueios em sua conta na Binance um dia antes da Operação Halving da Polícia Federal é o broker Tiago Medeiros.

Broker Braiscompany com conta bloqueada na Binance divulga problemas com a empresa
Broker Braiscompany com conta bloqueada na Binance divulga problemas com a empresa. Crédito: Instagram.

O broker se tornou conhecido por gravar vídeos no canal oficial da Braiscompany. Em um dos vídeos, por exemplo, Tiago ensinava os clientes da empresa a justamente a abrir conta na Binance, no início de 2023.

Braiscompany ensina clientes a comprar Bitcoin na Binance em seu canal do YouTube, enquanto se diz perseguida pela corretora
Braiscompany ensina clientes a comprar Bitcoin na Binance em seu canal do YouTube, enquanto se diz perseguida pela corretora. Reprodução: YouTube/Braiscompany.

Outra representante da Braiscompany que teve conta pessoal bloqueada na corretora Binance na última quarta foi a Aline Costa, que divulgou o caso em seu perfil pelas redes sociais.

Broker da Braiscompany disse que sua conta foi bloqueada pela Binance, um dia antes da operação Halving da PF
Broker da Braiscompany disse que sua conta foi bloqueada pela Binance, um dia antes da operação Halving da PF. Crédito: Redes sociais.

O bloqueio de contas pessoais de pessoas vinculadas a Braiscompany, um dia antes da Operação da PF, chamou atenção dos investidores, mesmo assim, não está claro se eles são investigados pela polícia federal.

Em um áudio divulgado por Antônio Neto Ais para seus clientes, ele indica que alguns podem receber o convite para esclarecer as atividades da empresa na PF. Não está claro quantos líderes e brokers podem ser considerados cúmplices no possível esquema que recrutava investidores de todo o Brasil.

Nenhum dos representantes mencionados na reportagem comentaram publicamente sobre a operação da PF com seus seguidores. O espaço segue em aberto para manifestações dos citados.

Direito de resposta

Após publicação desta matéria, Clélio Cabral enviou a seguinte nota:

Gostaria de salientar que momento algum recebi contato e/ou perguntas sobre este determinado assunto a que se trata essa publicação.

Sendo assim neste momento através de livre espontânea vontade como sempre estive e também inteirado a esclarecer todas as afirmações dentre outras escritas, além de narrativas e argumentações ao qual foram publicadas e desenvolvidas com a propriedade responsável pelo Graduado em Análise de dados e BI Gustavo Bertolucci.

Desta maneira, venho exigir o meu direito de resposta e bem como abaixo o meu esclarecimento sobre essa publicação em primeira pessoa para que seja colocada nessa publicação ao qual me cita.

• Direito de Resposta e esclarecimento sobre a matéria

1 – Primeiramente, gostaria de reforçar que minha posição dentro da Braiscompany sempre foi, inicialmente de cliente como comprova os diversos contratos que tenho de locação de Criptoativos e posteriormente tive a oportunidade de me tornar um dentre diversos colaboradores ( Broker ).!

Desde meados de 2013 quando conheci o mercado de criptoativos, passei a estudar e ser entusiasta, após o surgimento da normativa da Receita Federal de número 1888/2019 que fala deste mercado e da possibilidade da locação de criptoativos, passei a acreditar neste modelo de negócio proposto pela Braiscompany.

Afirmo ainda que como cliente depositei toda a minha confiança, finanças próprias e da minha família na empresa, já como colaborador ( Broker ), sempre atendi e dei todo o suporte necessário não só a clientes que faziam parte da minha carteira, mas também a qualquer cliente que estivesse necessitando, sempre com muita dedicação as pessoas e ao meu trabalho, como fiz durante toda a minha trajetória profissional por onde passei.

Afirmo que nunca fiz e não faço parte do quadro societário da empresa, o que pode ser comprovado em uma consulta simples do CNPJ e quadro societário.

Vale também ressaltar que a Braiscompany atua a aproximadamente 5 anos no mercado e eu estou a aproximadamente 2 anos como colaborador, o que pode ser comprovado através do meu contrato de prestação de serviço junto a Braiscompany, ainda deixo claro que como colaborador nunca tive acesso a gestão financeira da empresa e muito menos operacional, pois é no setor comercial onde os diversos Brokers atuam. O que é controvérsia a afirmação de ser um “Líder na empresa.”

2 – Realmente aconteceu o bloqueio em minha conta na binance e como na própria divulgação está escrito “Mal sabiam que a Polícia Federal se preparava para cumprir a operação Halving.” Sim! Em concordância com esse trecho faço as minhas palavras! Inclusive não só eu tive a conta bloqueada, mas como também alguns clientes e outros colaboradores da empresa.

Reitero que a investigação é necessária e fundamental para trazer clareza aos fatos nesse momento turbulento e de interesse de todos nós como clientes e colaboradores.

3 – No mesmo dia da operação me apresentei prontamente e de maneira espontânea na Polícia Federal com intuito de prestar mais algum esclarecimento que fosse necessário e também me colocar a disposição para colaborar com as investigações, uma vez que como colaborador apenas repassava aos clientes as informações oficiais da empresa a cerca dos últimos acontecimentos, como; travas na corretora, limitações de saques em criptoativos na corretora, prazos para liberações de limites maiores pela corretora e atrasos de pagamentos das locações aos clientes que se iniciaram ao fim de 2022.

Sigo com expectativa e atrás de respostas e informações para a solução deste caso.

Chegou o momento dentro deste caso e investigação da empresa, através dos seus sócios e jurídico comprovarem a legalidade das suas operações, bem como os fundos necessários para honrar seus compromissos assumidos com nós clientes e colaboradores.

Importante lembrar que o Ceo e sócio da Braiscompany Antônio Neto Ais sempre dizia nas suas colocações públicas que a partir do momento onde fosse solicitado aos sócios, que são os únicos representantes legais da empresa qualquer comprovação a cerca da legalidade das suas atividades, por algum órgão competente ou pedido judicial, sendo assim, ele prontamente comprovaria o que fosse necessário.

Confira a nota da Binance

Em nota ao Livecoins, a Binance comentou sobre o caso, informando que coopera com investigações em andamento.

A Binance, maior provedora global de infraestrutura para ecossistema blockchain e maior corretora de criptomoedas do mundo, não comenta investigações em andamento, mas reforça seu compromisso com a proteção e a segurança dos usuários, que são prioridade para a empresa. Além disso, a empresa enfatiza que atua em total colaboração com as autoridades no combate a crimes cibernéticos e financeiros, inclusive no rastreamento preventivo de contas suspeitas e atividades fraudulentas.

A Binance possui o programa de compliance mais robusto do setor de fintech, que incorpora princípios e ferramentas de análise para prevenção a ilícitos financeiros, resultado do investimento contínuo para contribuir para o desenvolvimento do setor cripto no Brasil e no mundo de forma sustentável e segura.

A Binance reitera que não realiza quaisquer ações em contas que não sejam devidamente embasadas nos termos e condições, contratos e políticas vigentes e aceitos por todos os usuários. Todos os usuários da Binance no mundo têm acesso 24h, 7 dias por semana, à Central de Suporte da Binance, que oferece atendimento em dezenas de idiomas.

Outros pontos:

A Binance destaca que atua em total acordo com o cenário regulatório do Brasil, vem dando reiteradas demonstrações de constante evolução nesse sentido, e mantém permanente diálogo com as autoridades para desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo. A Binance acredita que a regulação é o único caminho para que a indústria cripto possa se desenvolver e atingir o grande público em benefício da sociedade como um todo, garantindo um ambiente seguro e que incentive a inovação.

A Binance reforça que proteção do usuário e segurança são prioridade e que atua em total colaboração com as autoridades para coibir que pessoas mal intencionadas utilizem a plataforma. A exchange ressalta que tem uma equipe de investigação de renome mundial, com ex-agentes que trabalham em constante coordenação com autoridades locais e internacionais no combate a crimes cibernéticos e financeiros, inclusive no rastreamento preventivo de contas suspeitas e atividades fraudulentas.

A Binance possui o programa de compliance mais robusto do setor de fintech, que incorpora princípios e ferramentas contra lavagem de dinheiro (AML) e sanções globais para detectar e lidar com atividades suspeitas. Essas ferramentas atendem ou superam as ferramentas normalmente usadas por instituições financeiras tradicionais.

A Binance destaca que conta também com parceiros externos como a Chainalysis, empresa de análise de blockchain utilizada pelo FBI e pela IRS (Receita Federal dos EUA). A exchange tem oferecido ainda treinamentos a autoridades de aplicação da lei do mundo para ajudar a difundir conhecimento e fortalecer as ações de prevenção e combate a crimes relacionados à cripto. No Brasil, por exemplo, a Binance realizou recentemente treinamentos para investigadores da Polícia Federal em Brasília e promotores do Ministério Público no Rio, e fez apresentações a promotores de justiça dos grupos especializados do Ministério Público de São Paulo e policiais federais durante o Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Maceió.

A Binance ressalta ainda que realiza um trabalho permanente de educação e apoio aos usuários, incluindo melhores práticas de segurança. Embora a exchange conduza um trabalho intenso e contínuo para manter as contas seguras, os usuários têm o poder de aumentar significativamente a segurança de suas contas na Binance, adotando ações simples para conferir maior proteção às suas contas. Segurança é um dos principais tópicos abordados nos artigos que a Binance Academy disponibiliza gratuitamente e em diversos idiomas, incluindo português. Em caso de qualquer dúvida, o usuário deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte nesta página e via chat oficial.

*Matéria atualizada em 21/02/2023 às 20:00 com inclusão de respota de Clélio Cabral.

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias