A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, informou nesta quarta-feira (4) que nomeou a Grant Thornton para fornecer serviços globais de consultoria contábil e tributária.
Logo após a falência da FTX, no final de 2022, diversas corretoras correram para apresentar suas provas de reserva para acalmar clientes. Na data, a Binance contratou os serviços da Mazars que atestou que a corretora possuía “101% das reservas”.
No entanto, esses dados da Binance desapareceram poucos dias depois do site da Mazars e nunca mais voltaram. Outras corretoras, como Crypto.com e KuCoin, também tiveram seus dados apagados.
Binance contrata Grant Thornton para prestar serviços de contabilidade
Em nota divulgada nesta quarta-feira (4), a Binance nomeou a Grant Thornton para prestar serviços de contabilidade “enquanto se prepara para futuras auditorias de seus negócios globais”. A empresa é conhecida com uma das maiores em sua área, ficando logo atrás das “Big Four”.
“A Grant Thornton Singapura fornecerá serviços profissionais não relacionados a auditoria e não de garantia, assessorando a Binance em contabilidade técnica, relatórios financeiros, preparação para auditorias e questões tributárias.”
“Em particular, a empresa aconselhará a Binance sobre políticas contábeis e transações relacionadas e não relacionadas a criptomoedas de acordo com as Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS)”, escreveu a Binance. “Além disso, ela fornecerá assistência no aprimoramento das políticas contábeis existentes e na documentação das transações comerciais.”
Segundo a Binance, a corretora já realizou 25 auditorias no ano fiscal de 2023 até agora, “todas com opinião sem ressalvas (limpa)”. Ou seja, auditorias independentes.
Kaiser NG, vice-presidente sênior de finanças da Binance, comentou que essas mudanças podem ajudar reguladores a compreenderem a empresa conforme ela continua expandindo.
Portanto, desta vez o foco não parece ser os usuários, como aconteceu no final de 2022, mas sim políticas regulatórias. De qualquer forma, isso deve gerar confiança aos clientes que possuem saldo na corretora.
Binance continua sendo a maior corretora de criptomoedas do mundo
Apesar da prisão de seu fundador, Changpeng Zhao, a Binance continua sendo a maior corretora de criptomoedas do mundo, tanto em negociações à vista quanto de futuros. No total, 418 criptomoedas podem ser negociadas na corretora, que trabalha com 11 moedas fiduciárias diferentes, incluindo o Real brasileiro.
Portanto, os passos da Binance são observados por suas concorrentes, que tendem a copiar suas estratégias de sucesso.
Em última análise, essa competição é ótima para os investidores que buscam serviços de qualidade, confiáveis e baratos. Afinal, isso só é atingível graças a essa concorrência.