Uma semana após adquirir parte de uma exchange regulamentada em Singapura, a HGX, a Binance anuncia o encerramento das suas operações no país sob o seu próprio nome. Os usuários tem até o dia 13 de fevereiro para sacar seu dinheiro.
Muito além do fechamento da Binance.sg, que permitia transações na moeda local, o dólar de Singapura, este anúncio marca a desistência de obter aprovação dos órgãos reguladores do país, fazendo com que a exchange continue sem sede.
Trabalhando de forma intocável, o último mês foi marcado pelo congelamento de várias contas após um erro da própria exchange, que enviou Dogecoin (DOGE) a usuários por engano. Com isso, é importante tomar cuidado já que, ao que parece, a Binance é a sua própria regulamentadora e juíza.
Binance está tentando marcar presença no mundo
Conforme cada vez mais pessoas buscam exposição ao Bitcoin, a Binance está tentando ser uma alternativa para todos, no maior número de países possível. Nascida como uma exchange com apenas pares entre criptomoedas, ela expandiu seus negócios ao permitir depósitos, saques e negociações de várias moedas fiduciárias.
Apesar disso, muitos países simplesmente baniram a Binance.com, fazendo com que a empresa criasse pequenas exchanges, como é o caso da Binance.us — com foco nos EUA — e da Binance.sg — com foco em Singapura —, para tentar obter aprovação nestas legislações.
Sem sede própria, e dificilmente acessível em casos jurídicos que envolvam disputas, a desistência da Binance em sua aplicação em Singapura ressalta a falta de uma sede, embora seja uma empresa centralizada.
“Esclarecimento. A Binance fez um investimento considerável na exchange regulamentada HGX na semana passada. Esse investimento tornou nossa própria aplicação um tanto redundante. Continuaremos a trabalhar por meio de nossos parceiros para expandir a indústria de cripto em Singapura. Avante.”
Clarification. Binance made a sizable investment into regulated exchange HGX last week. This investment made our own application somewhat redundant. We will continue to work through our partners to grow the crypto industry in Singapore. Onwards.https://t.co/D9oywGEavV
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) December 13, 2021
Intocável
Fundada na China, país com maior aversão do Bitcoin, tanto a própria empresa quanto seu fundador, Changpeng Zhao, moveram-se rapidamente para outro país. Hoje Zhao, conhecido como CZ, está morando em Singapura há dois anos.
Com isso, muitos indicam que a corretora tentará obter suporte em outros países, o fato de CZ ter comprado uma casa em Dubai e afirmado que o país é amigável as criptomoedas pode indicar seus próximos planos. Apesar disso, outros locais como França e Reino Únido também já foram considerados.
No momento, quem tem problemas com a exchange, e não consegue resolver de forma amigável, acaba ficando sem muitas opções já que ela não possui nenhuma sede para ser notificada. Por conta disso, é importante tomar os devidos cuidados já que ela parece ser intocável.