O recente colapso da LUNA e do UST, ambas moedas criadas pela Terraform Labs, foi um dos golpes mais sentidos na confiança do criptomercado, no entanto, apesar do grande tombo, a Terra está prometendo o renascimento do projeto com a Luna 2.0, moeda que receberá apoio da Binance e outras grandes corretoras.
Entre as corretoras que anunciaram suporte ao lançamento do projeto estão a Binance, FTX, Crypto.com, Huobi, Bitfinex, Bybit, Gate.io, Bitrue e Kucoin. Essas corretoras vão dar suporte para a versão modificada da blockchain Terra, responsável pela LUNA. A Binance afirmou que está trabalhando “de perto” com o time da Terra do plano de recuperação.”
“A Comunidade da Terra acabou de aprovar o ‘Renascimento da Terra Network’. Nós estamos trabalhando de perto com o time da Terra no plano de recuperação, nosso objetivo é providenciar usuários da Binance impactados pelo colapso com o melhor tratamento possível. Fiquem ligados para mais atualizações.”
The Terra community just passed a vote to ‘Rebirth Terra Network’.
We are working closely with the Terra team on the recovery plan, aiming to provide impacted users on Binance with the best possible treatment. Stay tuned for further updates.
— Binance (@binance) May 25, 2022
A FTX anunciou a suspensão dos mercados de LUNA e UST em antecipação ao suporte do airdrop da nova Luna, que será redistribuída para os investidores da Luna que foram prejudicados pela queda do UST e pelos problemas da Terraform Labs.
FTX will support new LUNA airdrop and suspend LUNA and UST markets.
Details here: https://t.co/1tTdM4q4li pic.twitter.com/ElU7gKSJar— FTX (@FTX_Official) May 26, 2022
Os anúncios seguem a aprovação da Proposta 1623, apresentada pelo CEO da Terraform Labs, Do Kwon, como uma forma de reviver o ecossistema da Luna. A proposta foi votada pela comunidade e aprovada com maioria dos votos.
De acordo com a proposta, a Terraform Labs implantará uma nova blockchain chamada de Terra 2.0, com a blockchain antiga do projeto continuando a existir como “Terra Classic”.
A nova blockchain será a única “oficial” do projeto. O ecossistema Terra relançado dessa vez não incluirá a stablecoin UST, que causou o colapso da rede como era antes.
Esse suporte das corretoras significa que, quem tem criptomoedas LUNA em algumas dessas corretoras não precisa se preocupar, basta aguardar para receber as moedas do novo projeto realizado por airdrop.
Muitos estão na antecipação para o lançamento dessa revitalização do projeto, na esperança de investirem um dinheiro e terem uma grande recuperação em um curto prazo.
No entanto, muitos também estão bem céticos com qualquer possibilidade da Luna 2.0 funcionar, afinal, quem confiaria em um projeto que teve um resultado tão destrutivo e quase levou o criptomercado junto pro buraco?
Para alguns, confiar na Terraform Labs após o que aconteceu é um ato de burrice.