A Binance anunciou o lançamento de uma plataforma local de criptomoedas no Cazaquistão. A novidade ocorre após a corretora obter uma licença da AIFC Financial Services Authority (AFSA) para gerenciar uma plataforma de ativos digitais e fornecer serviços de custódia no Astana International Financial Center (AIFC), em outubro de 2022.
A nova corretora será autorizada a oferecer serviços de câmbio e conversão, depósito e retirada de moedas fiduciárias, custódia de criptoativos e negociação em bolsa.
Nesta quarta-feira (21), a corretora promoveu um evento para mais de 1.500 pessoas no país, de acordo com o CEO da Binance, CZ.
1500+ people #Binance meetup in Kazakhstan🇰🇿 now. pic.twitter.com/sEjpE6KrCQ
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) June 21, 2023
Nova corretora da Binance tem apoio de reguladores
O lançamento da nova plataforma ocorreu em um evento para a imprensa em 20 de junho de 2023, na presença de funcionários do governo, representantes do setor bancário do Cazaquistão e a liderança da Binance Cazaquistão.
De acordo com Asset Turysov, vice-ministro de Desenvolvimento Digital, Inovação e Indústria Aeroespacial do Cazaquistão, o governo está executando uma iniciativa especial para facilitar a interação entre AIFC, bolsas de criptomoedas e bancos de segundo nível.
O Banco Nacional do Cazaquistão, a Agência de Monitoramento Financeiro da República do Cazaquistão, bem como a Agência de Regulação e Desenvolvimento do Mercado Financeiro participam desse projeto, que já apresentou excelentes resultados.
De acordo Turysov, o movimento começou ainda em 2022 e tem evoluído desde então.
“No ano passado, os reguladores do Cazaquistão deram passos significativos para o desenvolvimento da indústria de criptomoedas. A Binance forneceu assistência ao Cazaquistão no desenvolvimento de uma estrutura legislativa e uma política geral para a regulamentação de criptoativos, bem como na implementação de várias iniciativas educacionais, inclusive para agências governamentais e de aplicação da lei e reguladores.”
Já Zhaslan Madiyev, gerente geral da Binance Cazaquistão, observou que a Binance está trabalhando produtivamente com cinco órgãos reguladores no país: a AIFC Financial Services Authority (AFSA), o Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovação e Indústria Aeroespacial do Cazaquistão, o Banco Nacional do República do Cazaquistão, a Agência de Regulação e Desenvolvimento do Mercado Financeiro e a Agência de Monitoramento Financeiro.
“Quero expressar minha profunda gratidão a todos os reguladores por sua enorme contribuição para o desenvolvimento de toda a indústria de criptomoedas. Graças ao contato constante com os reguladores do Cazaquistão, até o final do ano planejamos expandir significativamente a linha de produtos para usuários da bolsa local de criptomoedas, além de ter nada menos que 100 ativos digitais aprovados e disponíveis na plataforma.”
Banco desenvolveu solução para a Binance
O banco Freedom Finance Bank do Cazaquistão desenvolveu um serviço para os usuários da nova bolsa que lhes permite transferir fundos fiduciários para a conta do usuário na plataforma.
Ablaykhan Ospanov, diretor administrativo do Bank Freedom Finance Kazakhstan JSC, chamou o lançamento de um piloto para a operação de bolsas de criptomoedas no Cazaquistão como um “grande impulso para toda a indústria”.
“Muitos países podem seguir o exemplo do Cazaquistão. Vemos um grande potencial para o desenvolvimento da indústria de blockchain e criptomoedas e também estamos fazendo grandes esforços para aumentá-la.”
Vale lembrar que nos EUA, a Binance conseguiu um acordo com a SEC nos últimos dias, aliviando a pressão que vinha sofrendo no mercado.