A Binance mudou as regras de taxa zero para investidores de bitcoin em sua plataforma principal desde a última terça-feira (21), disponibilizando o não pagamento apenas no par TrueUSD, ou seja, BTC/TUSD.
Demais pares como bitcoin em relação ao Real brasileiro, o BTC/BRL, começaram a receber a cobrança de taxas desde às 21 horas UTC do dia 21 de março.
O anúncio discreto pela própria Binance se deu também em antigas publicações sobre a promoção, que receberam atualizações.
“Nota: Este anúncio foi atualizado pela última vez em 23/03/2023 para esclarecer que os usuários continuarão a desfrutar de taxas zero de maker e taker ao negociar BTC no par de negociação à vista BTC/TUSD somente após 22/03/2023 00:00 (UTC).”
Binance mudou taxa de bitcoin para brasileiros e outros pares fiat, entenda como vai funcionar
A promoção de taxa zero em negociações de bitcoin ocorreu em 2022, quando a Binance comemorava seus primeiros cinco anos de funcionamento. Ao anunciar a novidade ao público, a corretora declarou que manteria a promoção até um anúncio futuro, que enfim chegou.
Assim, quem negocia bitcoin na corretora passou a pagar taxas de negociações desde o dia 21 de março de 2023, situação que apesar da discrição da corretora, foi rapidamente notada pelos traders mais atentos.
Em uma publicação na última semana, por exemplo, a Binance compartilhou que começaria a cobrar taxas de brasileiros em negociações de bitcoin com BRL, de acordo com o nível VIP dos clientes.
Com isso, apenas investidores de BTC/TUSD passam isentos de taxas, embora o par não seja muito popular entre os traders.
Menos de 1% dos clientes negociam bitcoin em TUSD na Binance
Mesmo com as mudanças da Binance para isentar as taxas de bitcoin em TUSD, dados do CoinMarketCap nas últimas 24 horas mostram que a nova política não beneficia muitos clientes da corretora.
Isso porque, apenas 0,91% do volume de operações da Binance é no par BTC/TUSD. Com isso, fica claro que mesmo com taxas, mais de 34% dos clientes seguem negociando bitcoin com USDT ou BUSD, com 27% e 7% respectivamente.
Já o par Bitcoin com Real brasileiro aparece apenas na 15.ª posição de volume da Binance nas últimas 24 horas, representando 0,08% das negociações da plataforma no período.
Por fim, clientes da Binance devem observar com atenção seus níveis VIP e as novas taxas da corretora em bitcoin para evitar surpresas em suas operações.