No último domingo (7), a Binance travou os saques de bitcoin em dois momentos distintos, deixando a comunidade preocupada com a situação. O travamento ocorre enquanto as taxas de transação na rede do bitcoin disparam, custando mais de R$ 100,00 em alguns casos.
Em apuração do Livecoins sobre as taxas de rede nesta segunda-feira (8), fica claro que há uma alta demanda na rede Bitcoin. Isso porque, mais de 430 mil transações aguardam confirmações em algum bloco.
Além disso, para validar rapidamente uma transação, os usuários devem pagar um preço alto, como 22 dólares. O caso envolve a crescente demanda da rede pelos NFTs de bitcoin e os chamados BRC-20, novos tokens na rede principal inspirados em Ethereum.
Binance travou saques duas vezes culpando altas taxas da rede bitcoin e revoltou comunidade
A Binance é a maior corretora centralizada do mercado de criptomoedas, com alcance global e muitos clientes. Além disso, a empresa tem a Binance Pool, que minera bitcoin e tem validado alguns blocos na rede com as taxas em alta.
No entanto, a corretora suspendeu por duas vezes o saque de bitcoin no último domingo, deixando seus clientes preocupados com a situação.
Como relatado pelo Livecoins, quando travou saques pela primeira vez, a Binance chegou a pedir desculpas pelo problema e relatou trabalhar em soluções.
De qualquer forma, horas depois, a plataforma voltou a travar saques de bitcoin para todos os clientes pelo mundo, dizendo que muitas transações estavam pendentes. A corretora tentou acalmar os clientes alegando que todos os fundos estavam seguros.
We've temporarily closed #BTC withdrawals due to the large volume of pending transactions.
Our team is currently working on a fix and will reopen $BTC withdrawals as soon as possible.
Rest assured, funds are SAFU.
— Binance (@binance) May 8, 2023
Mas após o novo travamento de saques, a comunidade questionou a Binance, alegando que como ela tem conseguido minerar blocos, poderia trabalhar para aprovar as transações pendentes com taxas menores.
Além disso, muitos criticam a corretora por não ter um plano de contingência em caso de alta demanda da rede, visto que ela cobra caro para liberar saques de bitcoin.
Eles tem até pool de mineração, e encontraram o penúltimo bloco – poderiam estar executando todos os saques dos clientes por uma taxa razoável. Não faz nenhum sentido essa mensagem. pic.twitter.com/a5VSeq9v0U
— ₿it⚡️Dov (@bitdov) May 7, 2023
Pressionada, Binance implementa Lightning Network do bitcoin
Após a polêmica sequência de travamento de saques de bitcoin na rede, a Binance publicou que já trabalha para liberar saques via Lightning Network.
Muito melhor que o PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do bitcoin já é utilizado em todo o mundo em larga escala. Com confirmações de transações rápidas, com custos baixos, a chamada LN é a melhor solução para lidar com a situação, acreditam clientes.
O país El Salvador, por exemplo, adotou bitcoin graças ao apoio da Lightning Network, que permite pagamentos seguros e rápidos. Com isso, a pressionada Binance declarou que já estuda a tecnologia para implementar para todos os clientes.
“Para evitar uma recorrência semelhante no futuro, nossas taxas foram ajustadas. Continuaremos a monitorar a atividade onchain e ajustar conforme necessário. Nossa equipe também tem trabalhado para habilitar saques da BTC Lightning Network, o que ajudará nessas situações.”
To prevent a similar recurrence in the future, our fees have been adjusted. We will continue to monitor on-chain activity and adjust accordingly if needed.
Our team has also been working on enabling BTC Lightning Network withdrawals, which will help in such situations.
— Binance (@binance) May 8, 2023
Por fim, a Binance avisou aos clientes que os problemas recentes se tornaram uma oportunidade para aprendizado, e espera que os erros não voltem a acontecer.