Bitcoin recebe atualização, veja o que há de novo

Versão 22.0 traz suporte a carteiras de hardware, I2P, Taproot e mais

A versão de número 22.0 contou com a ajuda de mais de 100 pessoas que fizeram cerca de 800 pull requests. Esta é a primeira grande atualização desde a versão 0.21.1, após a sinalização favorável ao Taproot que ocorreu em junho deste ano.

Veja a lista das principais melhorias.

Suporte a carteiras de hardware na interface

Embora o Bitcoin Core tenha suporte a carteiras de hardware desde a versão 0.18.0, os usuários precisavam usar comandos para usar o recurso.

Já na versão 0.20.0, a adição de uma interface gráfica de usuário foi adicionada, porém o usuário ainda precisava realizar alguns processos manualmente para assinar as transações.

image
Fonte: Github.com/bitcoin-core

A versão 22.0 do Bitcoin Core traz uma interface mais amigável para quem usa carteiras de hardware, como Trezor, KeepKey, Coldcard e outras, para assinar transações.

As carteiras de hardware, ou hardware wallets, são um dos meios mais seguros tanto para armazenar quanto assinar transações pois este processo é realizado em um ambiente externo.

Suporte ao I2P

Com governos propondo leis cada vez mais severas para quem lida com o Bitcoin de alguma forma, seja até mesmo mantendo um nó da rede, o suporte ao I2P chega para ajudar com o anonimato de quem mantém o protocolo descentralizado.

O I2P (Invisible Internet Project) é um camada de rede de comunicação anônima, bem semelhante ao Tor.

O objetivo de ambas é mascarar os IPs de ambos os lados da comunicação, embora seja possível saber se um usuário está conectado a esta rede, os dados transmitidos são criptografados.

Além disso, o suporte a versão 2 do Tor foi abandonada, o Bitcoin Core vai se comunicar apenas com pares que estejam utilizando a versão 3, já que a anterior foi descontinuada.

Suporte ao Taproot

A maior atualização do Bitcoin nos últimos tempos, o Taproot, foi aprovado pela maioria dos mineradores em junho e está programado para ser ativada em novembro deste ano.

Com o Taproot os usuários poderão utilizar as assinaturas Schnorr, que deixam as transações mais leves, baratas, com maior anonimato. Além disso, o Taproot também abre caminho para a implementação de contratos inteligentes no Bitcoin.

O Bitcoin Core 22.0 já está pronto para trabalhar com esta melhoria no Bitcoin, de forma completa.

Curiosidades

O cliente de software do Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto há 12 anos.

As versões antigas continham o prefixo 0, exemplo: 0.21.1, a partir de agora este número foi eliminado, ficando apenas 22.0 em vez de 0.22.0.

Outras melhorias

A lista completa de atualizações, e como atualizar o cliente, implementadas na versão 22.0 do Bitcoin Core pode ser vista nas notas de lançamento.

Após 12 anos de seu lançamento, o Bitcoin continua evoluindo e buscando as melhores alternativas para manter a rede segura, descentralizada e acessível a todos. O Bitcoin é um trabalho coletivo que visa melhorar a forma de como nos comunicamos financeiramente, bem como de como construímos em conjunto.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias