Bitcoin recebe atualização, veja o que há de novo

Versão 22.0 traz suporte a carteiras de hardware, I2P, Taproot e mais

Siga no

A versão de número 22.0 contou com a ajuda de mais de 100 pessoas que fizeram cerca de 800 pull requests. Esta é a primeira grande atualização desde a versão 0.21.1, após a sinalização favorável ao Taproot que ocorreu em junho deste ano.

Veja a lista das principais melhorias.

Suporte a carteiras de hardware na interface

Embora o Bitcoin Core tenha suporte a carteiras de hardware desde a versão 0.18.0, os usuários precisavam usar comandos para usar o recurso.

Já na versão 0.20.0, a adição de uma interface gráfica de usuário foi adicionada, porém o usuário ainda precisava realizar alguns processos manualmente para assinar as transações.

image
Fonte: Github.com/bitcoin-core

A versão 22.0 do Bitcoin Core traz uma interface mais amigável para quem usa carteiras de hardware, como Trezor, KeepKey, Coldcard e outras, para assinar transações.

As carteiras de hardware, ou hardware wallets, são um dos meios mais seguros tanto para armazenar quanto assinar transações pois este processo é realizado em um ambiente externo.

Suporte ao I2P

Com governos propondo leis cada vez mais severas para quem lida com o Bitcoin de alguma forma, seja até mesmo mantendo um nó da rede, o suporte ao I2P chega para ajudar com o anonimato de quem mantém o protocolo descentralizado.

O I2P (Invisible Internet Project) é um camada de rede de comunicação anônima, bem semelhante ao Tor.

O objetivo de ambas é mascarar os IPs de ambos os lados da comunicação, embora seja possível saber se um usuário está conectado a esta rede, os dados transmitidos são criptografados.

Além disso, o suporte a versão 2 do Tor foi abandonada, o Bitcoin Core vai se comunicar apenas com pares que estejam utilizando a versão 3, já que a anterior foi descontinuada.

Suporte ao Taproot

A maior atualização do Bitcoin nos últimos tempos, o Taproot, foi aprovado pela maioria dos mineradores em junho e está programado para ser ativada em novembro deste ano.

Com o Taproot os usuários poderão utilizar as assinaturas Schnorr, que deixam as transações mais leves, baratas, com maior anonimato. Além disso, o Taproot também abre caminho para a implementação de contratos inteligentes no Bitcoin.

O Bitcoin Core 22.0 já está pronto para trabalhar com esta melhoria no Bitcoin, de forma completa.

Curiosidades

O cliente de software do Bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto há 12 anos.

As versões antigas continham o prefixo 0, exemplo: 0.21.1, a partir de agora este número foi eliminado, ficando apenas 22.0 em vez de 0.22.0.

Outras melhorias

A lista completa de atualizações, e como atualizar o cliente, implementadas na versão 22.0 do Bitcoin Core pode ser vista nas notas de lançamento.

Após 12 anos de seu lançamento, o Bitcoin continua evoluindo e buscando as melhores alternativas para manter a rede segura, descentralizada e acessível a todos. O Bitcoin é um trabalho coletivo que visa melhorar a forma de como nos comunicamos financeiramente, bem como de como construímos em conjunto.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Sempre fui meio anarquista, quando descobri o Bitcoin me senti em casa ao participar das suas comunidades, desde então tenho tentado buscar e levar conhecimento.
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias