Bitcoin acima de US $ 41 mil é inevitável? Sinais mostram que sim!

Siga no
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock
Bitcoin em alta. Imagem: ShutterStock

Após Bitcoin executar com sucesso uma segunda armadilha na faixa de $30,000, os preços começaram a se recuperar sentido topo da acumulação. No meio dessa recuperação podemos observar alguns sinais interessantes.

Saídas de Bitcoin em todas Exchanges (Gráfico 1h)

Antes da armadilha houve uma transação interna de corretora, supostamente pode apontar grandes compras recentes ou apenas transação rotineira de segurança. Porém, logo depois do rompimento da faixa $35,000 – $37,000 houve mais um pico na saída de BTC dentro das corretoras, podemos confirmar que seria players de fato capitulando ursos que apostavam na quebra do suporte principal.

Entrada de Bitcoin em todas Exchanges (Gráfico 1h)

Neste gráfico é possível identificar o volume de entrada de BTC nas corretoras, e note como houve um pico de entrada bem próximo do volume de saída apontado no mesmo período. Isto aponta o fluxo ser transações interna de corretoras, porém o outro pico maior não houve entrada, somente saída.

Podemos concluir que é entidades e não corretoras, players comprando em toda faixa inferior da acumulação esperando a quebra da faixa superior em torno dos $41,000.

Netflow BTC em todas Exchanges.

Este gráfico aponta o saldo negativo/positivo de BTC dentro das corretoras, à medida que há fluxo de entrada/saída o saldo é mostrado no dado. Netflow negativo quer dizer que houve fluxo de saída positiva em relação a entrada, no inverso o Netflow Positivo nos mostra que o fluxo de entrada foi positivo em relação a saída.

Antes do preço testar a faixa superior novamente houve picos de saídas de BTC no qual o saldo ficou positivo em relação as entradas, ou seja, houve maior fluxo de BTC saindo das corretoras, possivelmente sendo novamente players capitulando.

Abaixo é possível ver o movimento das Reservas de Bitcoin dentro das corretoras seguindo o oposto do preço, que ao romper a faixa de $37,000 foi testar a região superior depois de 40 dias sendo negociado na faixa inferior da acumulação.

Reservas de Bitcoin em todas as Exchanges (Gráfico 1h)

Enquanto os preços estavam em acumulação nesta faixa entre $30,000 a $40,000 as reservas se mantêm na faixa entre 2,50m á 2,56m e temos os dois períodos marcados em amarelo para sinalizar os pontos principais que moveram ações de alguns players do mercado.

Os preços tentam o rompimento da acumulação e entra volume de BTC, após isto o mercado perde o último fundo formado e realiza a primeira armadilha, repare que enquanto os preços fazem o fundo e depois segue caindo, as reservas montam uma estrutura de baixa com o famoso bull trap exatamente no momento da armadilha.

Reservas de Bitcoin em todas as Exchanges (Gráfico 1D)

Houve uma segunda armadilha que podemos ver na segunda marcação amarela, coincide antes com um aumento nas reservas. Antes deste acontecimento eu pude estar atento e houve um grande pico de entrada de BTC um pouco antes de fato o movimento para a segunda armadilha ocorrer. Abaixo veja a citação no Twitter quando eu atualizei esse possível movimento:

Veja que antes da armadilha, houve um aumento nas Reservas de Bitcoin dentro das corretoras e possivelmente era de se esperar um novo teste já que alguns outros dados mostravam players se posicionando com Stablecoin para possivelmente comprar no próximo mergulho.

Ocorreu de fato o movimento, havia players posicionado aguardando esta movimentação e não houve maiores entradas de Bitcoin para forçar abaixo do suporte, com isso foi realizado a segunda armadilha confirmando todo movimento abaixo de $30,000 por parte dos touros, no entanto alguns dias depois o preço vem tocar a faixa superior da acumulação.

Reservas de Bitcoin em todas as Exchanges (Gráfico 1D)

Agora podemos observar a estrutura de baixa nas Reservas de Bitcoin montada e pronto para seguir no sentido da tendência principal, que desde 2020 é de baixa.

Não só montou a estrutura como tivemos o rompimento deste último fundo marcado na reta vermelha buscando a faixa inferior, no mesmo nível de Reservas quando Bitcoin negociava na faixa de $60,000 (2,40m).

Reservas de Bitcoin em todas as Exchanges (Gráfico 1h)

Reservas de Bitcoin em todas as Exchanges (Gráfico 1D)

Este sinal confirma a movimentação de armadilha recente e nos leva a pensar que não é preciso demanda para ir até $60,000 já que a oferta neste momento está no mesmo nível de quando Bitcoin foi cotado neste mesmo preço. Seria uma questão de tempo para testar novamente o topo e possivelmente rompê-lo?

O nível de volume que ocorreu nas saídas recentes de Bitcoin das corretoras corresponde ao mesmo nível visto no começo de 2021, onde o preço bateu o topo de $40,000 pela primeira vez e deixou fundo na faixa de $30,000 também com armadilhas abaixo deste nível.

Saídas de Bitcoin em todas Exchanges (Gráfico 1D)

Desde a armadilha o volume em liquidações Shorts começaram a ser agressivas, confirmando a capitulação de players para cima dos vendidos e não só isso o último pico na Binance (maior corretora em volume), foi o maior registrado desde maio de 2021, onde o Bitcoin era negociado por volta de $55,000.

Liquidações em posição Short na exchange Binance (em USD)

Isto demonstra claramente que era grandes players agindo nessa movimentação, podendo ser também corretoras fazendo balanceamento de posição, e um aumento significativo no volume por parte dos compradores.

Liquidações em posição Short em todas Exchanges (em USD)

O padrão que o Open Interest vem seguindo começa a ser identificado novamente após o preço cruzar com o indicador. Isso demonstra interesse em abrir posições, e com a polaridade em jogo os players de varejo começa a virar a mão para Long, apostando na recuperação do Bitcoin.

Open Interest mercado futuro em todas Exchanges

O medo do mercado começa a passar com o teste na faixa superior e o otimismo começa a aparecer no ar novamente.

O último cruzamento entre o indicador com o preço foi no fim do ano passado, no qual os preços rompem a marca de $20,000 e busca o primeiro alvo rapidamente na faixa de $40,000.

No momento em que os preços perdem o suporte ao redor de $50,000 em maio deste ano, o Open Interest recua seguindo o padrão corretivo, demonstrando que o interesse em novas posições diminuiu e quase houve um cruzamento para baixo, ao contrário do que aconteceu no passado recente e o que ocorre neste exato momento.

Portanto, os sinais representados mostram o que os players do mercado estão fazendo e há uma defesa de oferta na faixa do fundo que se formou.

O volume veio diminuindo desde a primeira armadilha e no segundo teste abaixo do suporte houve aquela tentativa de maiores volumes para venda, porém hoje estamos em patamares bem abaixo nas reservas e seguindo o enxugamento na oferta por conta do Halving.

O preço está há 71 dias em fase de acumulação entre 50% (linha pontilhada $37,158.02) e o fundo do canal. O ponto mais importante de todo essa faixa é os 50% e veja como no dia que foi rompido essa região, os preços voltaram e fecharam exatamente próximo desse valor.

Gráfico Diário BITCOIN/USD

Após executar a última bear trap com sucesso, esse movimento confirma a primeira armadilha no qual deixou uma sombra no candle martelo, demonstrando claramente que havia touros aguardando para entrar pesado abaixo deste nível, os dados indicam também este mesmo contexto.

Após esse rompimento o alvo a seguir está marcado no circulo preto na faixa de ~$44,400 para ser a determinação da retomada de alta por parte dos comprados, eles precisam romper essa faixa e ir buscar a linha amarela, 50% da zona neutra, sendo a resistência principal de todo o movimento corretivo.

A faixa entre $44,000 – $50,000 deve ser rompida com volume para garantir não ser uma armadilha que os ursos podem preparar. A resistência vai até a faixa de $58,000 no topo da zona neutra, que podemos também ver claramente no gráfico semanal.

Gráfico Semanal BITCOIN/USD

A marcação fora do retângulo vermelho mostra a faixa de resistência mencionada. O último candle formado no semanal é um ótimo sinal, advém da movimentação da armadilha recente, por isso o engolfo.

Para confirmar este sinal o primeiro passo foi dado, o candle a seguir continuou o movimento que o precedeu, porém agora devemos esperar não um candle de indefinição, mas sim de definição para cima das últimas sombras recentes.

Gráfico Mensal BITCOIN/USD

A mesma faixa no gráfico Mensal pode ser observada no topo do movimento que precedeu a correção. É a ultima faixa para retomar a tendência principal de longo prazo e o último preço para possibilidade de topo duplo no futuro próximo.

A máxima anterior ao redor de $41,000 mostra o ponto em que sofremos resistência neste momento, faixa superior da acumulação, sendo este candle um Inside Bar.

A minha expectativa alinhada com os dados e a última movimentação nos preços é que, ainda este mês poderemos fechar acima dessa faixa dando o último indicativo para retomada de alta para os preços.

Caso isso ocorrer, a probabilidade de o mês seguinte até o fechamento buscar a última resistência do movimento corretivo é alta, o caminho estará livre a partir daqui.

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!
Praia do Forte em Cabo Frio pirâmide com Bitcoin

Eagle Eyes, empresa do “Pastor do Bitcoin” em Cabo Frio suspende saques

A empresa Eagle Eyes, que operava com sede na cidade de Cabo Frio (RJ), é mais uma possível pirâmide usando a imagem das criptomoedas...

Segunda maior pool de Ethereum encerra atividades devido a restrições na China

A SparkPool, segunda maior pool de mineração de Ethereum, anunciou que encerrará suas atividades no dia 30 deste mês. Hoje a pool é responsável...

Empreendedores vs investidores, quem ganhou mais dinheiro com criptomoedas?

Qual será a melhor estratégia para ganhar dinheiro, investir direto em criptomoedas ou empreender em setores essenciais relacionados a elas? Neste artigo faremos um comparativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias