O preço do bitcoin cai mais de 4% nesta sexta-feira (26), após o presidente do FED, Jerome Powell discursar no Jackson Hole. Durante sua fala, ele indicou que a situação está delicada para a economia dos Estados Unidos.
Desde 2020, com a chegada da pandemia, o mundo viu os bancos centrais imprimirem dinheiro, repassando porcentagens para empresas e pessoas.
Com essa situação, alguns economistas alertaram para os riscos de uma alta na inflação, visto que mais dinheiro no mercado poderia causar um aumento de preços generalizado.
Embora muitos banqueiros centrais tenham permanecido céticos quanto a possibilidade, a conta começa a chegar. Jerome Powell, presidente do banco central dos Estados Unidos, o FED, assustou os mercados com a fala de hoje.
Preço do bitcoin cai após falas de Powell no Jackson Hole
A tradicional conferência de Jackson Hole ocorreu nesta sexta-feira, no estado do Wyoming, nos Estados Unidos. Considerada uma reunião importante para o mercado, o mundo acompanhou o discurso do presidente do FED com atenção.
E Jerome Powell chegou dizendo que faria comentários curtos e pontuais sobre a situação, ao contrário do que vinha fazendo em anos anteriores.
Assim, ele indicou que a meta da inflação dos Estados Unidos é de 2% ao ano, medida que será perseguida com a política monetária do banco central.
Em um trecho da sua fala, o presidente do FED declarou que para combater a inflação todas as armas serão utilizadas e sinalizou uma recessão.
“Restaurar a estabilidade de preços levará algum tempo e requer o uso de nossas ferramentas com força para equilibrar a demanda e a oferta. A redução da inflação provavelmente exigirá um período sustentado de crescimento abaixo da tendência. Além disso, muito provavelmente haverá algum abrandamento das condições do mercado de trabalho. Embora as taxas de juros mais altas, o crescimento mais lento e as condições mais brandas do mercado de trabalho reduzam a inflação, também trarão alguns problemas para famílias e empresas. Estes são os custos infelizes de reduzir a inflação. Mas uma falha em restaurar a estabilidade de preços significaria uma dor muito maior.”
Ao ver a fala preocupante do mandatário do FED, mercados reagiram mal a demonstração de recessão no futuro, que deve ser com altas taxas de juros no mercado que podem impactar em geração de empregos.
O preço do Bitcoin cai 4,4% na tarde dessa sexta, sendo cotado em US$ 20.650,00 em relação ao Dólar, após os temores com a reunião de Jackson Hole.
Como o Dólar opera em queda em relação ao Real, o preço no Brasil caiu ainda mais e se aproxima de R$ 100 mil, de acordo com dados do Mercado Cripto Brasileiro, após uma desvalorização de 5% em 24 horas.