O Bitcoin caiu para o menor valor do ano nesta quarta-feira (14), rompendo o nível de suporte de US $ 6.000 e causando uma onda de vendas na moeda digital e outras criptomoedas no que tem sido uma queda prolongada no mercado que começou no início deste ano.
A principal criptomoeda do mercado já perdeu 12% de valor e atualmente está sendo negociada por US $ 5480,09 de acordo com dados do Coinlib.
A queda do Bitcoin afetou outras criptomoedas. Ethereum, a segunda maior do mercado, caiu para o menor valor dos últimos dois meses: 15%, sendo negociada agora por US $ 172,41. Os principais ativos digitais do mercado como XRP, Stellar, EOS, Litecoin e Cardano estão acumulando baixas de 15% a 18%.
O colapso das criptomoedas desta quarta-feira empurrou a capitalização de mercado para menos de US $ 176 bilhões pela primeira vez desde meados de setembro, de acordo com dados do coinlib.
Motivos da queda do Bitcoin
Alguns especialistas do mercado sugerem que o hard fork do Bitcoin Cash que acontecerá amanhã, ou, em termos menos técnicos, a divisão do bitcoin cash – outra criptomoeda baseada no bitcoin – em duas criptomoedas diferentes, é um dos motivos que causou a volatilidade.
Especialistas do RadarBTC levantaram alguns dados que podem estar causando a queda do Bitcoin, entre elas, a Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo ficar fora do ar para manutenção no início do dia, inflação de algumas altcoins e outros motivos. A equipe do RadarBTC ressaltou que “apontar um único motivo é irrelevante.”
Outros especialistas acreditam que a queda é motivada pelo vencimento de contratos futuros do Bitcoin que você pode ver aqui.
No geral, a maioria dos analistas afirmam que as perspectivas para o bitcoin permanecem incertas, com previsões de longo prazo dependentes da moeda virtual se tornar uma reserva de valor confiável ou um mecanismo de pagamento viável.
Aproximadamente US $ 34 bilhões foram eliminados da capitalização total de mercado das criptomoedas. O valor atual de US $176 bilhões é assustador para alguns, mas para outros é uma oportunidade de compra.
Há sinais crescentes de maior participação institucional no bitcoin, como o aumento da demanda por um fundo negociado em corretoras e aumento do volume de contratos futuros de bitcoin, disseram analistas. Mas eles observaram que a participação real permanece baixa entre os investidores institucionais e de varejo.
Não é primeira vez que o Bitcoin perde tanto valor em um único dia. Em 2014 a moeda perdeu 58% em valor de mercado mas se recuperou em 35% no ano seguinte e mais 1700% nos outros dois anos até 2017.
É difícil prever o que vai acontecer de agora em diante, e é possível perceber um efeito de pânico nas pessoas que estão abandonando suas posições e vendendo bitcoin a preço de banana.
Se por um lado é ruim, quem estava esperando uma baixa pra comprar está aproveitando e comprando Bitcoin em promoção. Blackfriday antecipado.
Com informações da AFR , RadarBTC, CryptoNewsreviews e Nasdaq