Bitcoin é inadequado como reserva de valor, diz banco central europeu

O perfil oficial da autoridade monetária da Europa reagiu à pergunta do internauta afirmando que não irá comprar Bitcoin, pois, não vê a moeda como reserva de valor.

Banco Central Europeu é o banco central do Euro
Banco Central Europeu é o banco central do Euro

Banco Central Europeu (BCE) emitiu uma nova crítica sobre o Bitcoin, negando que vá comprar a moeda digital como reserva de valor. Nos últimos anos, o bitcoin se tornou referência entre investidores quando se pensa na questão de proteção contra a inflação da moeda fiduciária.

Dessa forma, o Bitcoin já foi comparado em inúmeras vezes com o ouro em relação à proteção de patrimônio de longo prazo.

É importante destacar que o bitcoin foi criado durante a crise mundial de 2008, que afetou o mercado imobiliário dos Estados Unidos e consequentemente outros países.

Banco Central Europeu julga que Bitcoin é muito volátil e não tem característica de reserva de valor

Muitas empresas compraram Bitcoin como reserva de valor principalmente em 2021 e acabaram despertando uma curiosidade para essa característica de proteção da moeda digital. A Tesla, por exemplo, empresa de Elon Musk, comprou milhões em bitcoin para sua reserva e mantém esse patrimônio em sua contabilidade desde então.

Mas ver governos comprar Bitcoin como reserva de valor ainda não é tão comum quanto ver empresas. Talvez o primeiro a efetuar esse movimento tenha sido El Salvador, que colocou o Bitcoin com o status de moeda de curso legal, mas outros países seguem desconfiados com a prática.

E nos últimos dias um usuário do Twitter sugeriu ao banco central europeu comprar Bitcoin como reserva de valor e questionou quando isso será feito. O BCE foi um dos que mais imprimiram moeda fiduciária para conter a recente crise e há rumores de especialistas que sua moeda, o Euro, pode entrar em colapso em breve.

O perfil oficial da autoridade monetária da Europa reagiu à pergunta do internauta afirmando que não irá comprar Bitcoin, pois, não vê a moeda como reserva de valor.

Na resposta assinada por Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE, o banco central europeu disse que o Bitcoin é apenas um ativo especulativo e altamente volátil reafirmando que não vê esse como uma moeda.

“Bitcoin é um ativo especulativo. A alta volatilidade de seu preço o torna inadequado como reserva de valor.”

Bitcoin é realmente uma reserva de valor?

Quando o Bitcoin foi criado em meio à crise de 2008 uma das principais motivações de seu criador Satoshi Nakamoto foi justamente criar um sistema monetário financeiro independente de governos e empresas.

E para alcançar o status de moeda o Bitcoin necessariamente precisa ser uma reserva de valor, unidade contábil e meio de troca.

Como é uma tecnologia criada há pouco mais de 13 anos, continua sendo testada pela população mundial em todos esses requisitos e El Salvador pode ser a primeira prova de que o bitcoin é uma boa moeda.

Isso porque independente do seu preço de mercado volátil ele permite transações pela internet de qualquer lugar do mundo e em instantes assim como transações em comércios.

Então dizer que o Bitcoin já é uma reserva de valor é um fato para populações pobres e que não tem moedas fortes, visto que ele certamente é uma válvula de escape acessível e com alta liquidez, ainda que isso possa ser prematuro na visão de muitos países desenvolvidos e que não entendem a tecnologia.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias