Bitcoin e os sinais que esses $ 20 mil são diferentes de 2017

Estamos no começo da jornada, e dessa vez com um mercado mais maduro e saudável.

Siga no
Bitcoin Logo Digital Art.

17 de dezembro de 2017 ainda está na memória de muitos traders, afinal, foi um marco na história das criptomoedas. Chegar tão próximo dos 20.000 dólares deu um sabor de vitória, mas foi seguido de 2 longos anos de sofrimento.

Cá estamos, em dezembro de 2020, após um fantástico rally de 145% em dólares no ano, encostando novamente nos $20.000. De fato, o “gostinho” dessa vez é diferente, por vários fatores.

Primeiramente, estamos longe de ver o pessoal da academia passando suas “dicas” de altcoins, ou o colega de infância mandando mensagem dizendo que ganhou 100% em IOTA.

Afinal, o que mais mudou?

Outra evidência da falta de apetite do varejo são as buscas no Google (1). Bem mais modestas, atualmente encontram-se abaixo até do pico que tivemos em junho/2019.

Alta bitcoin vs buscas google 2020
Alta bitcoin vs buscas google 2020

Para compensar, o rally de 2020 veio acompanhado da entrada de diversos investidores institucionais (2). Podemos citar Stanley Druckenmiller, Paul Tudor Jones, Rick Rieder, MicroStrategy, Square, Guggenheim Partners. 

Ou seja, um voto de confiança de gestores profissionais experientes, além de grandes empresas com caixa na casa dos bilhões. Não é o trader que vai vender na primeira queda de 30%, ou que entrou no FOMO, só porque subiu.

A onda de más notícias

Talvez você tenha esquecido, mas apenas alguns meses atrás tivemos um dos fundadores da Bitmex sendo preso preventivamente, além do hack de $ 150 milhões na Kucoin. Pra completar, a OKEx, líder nos contratos futuros, ficou sem saques por algumas semanas enquanto seu fundador estava preso.

Calma, não para por aí. O Departamento de Justiça dos EUA deu continuidade ao processo contra a Tether, a stablecoin não-regulada que domina o mercado. Por último, tivemos a Coréia do Sul banindo moedas de privacidade nas exchanges locais.

Tudo isso num espaço de 6 meses, e mesmo assim o bitcoin buscou sua máxima histórica. Em suma, se havia um momento ideal pra amassar o mercado e impor medo, ficou para trás (3). 

Profissionalização do mercado

Nesse ínterim, o volume da BAKKT superou os $1 bilhão mensais, enquanto a CME atingiu $1,2 bilhão de contratos futuros em aberto. Deste modo, é correto afirmar que fica cada vez mais difícil que um pequeno número de entidades manipule o mercado (4).

Isso não quer dizer que a volatilidade será reduzida, ou seja, que vão sumir as grandes oscilações. Isso porque o valor de mercado do bitcoin segue insignificante próximo dos $10 trilhões do ouro. Resumindo, estamos no começo da jornada, e dessa vez com um mercado mais maduro e saudável.

Lembre-se: quem dá fôlego ao bitcoin são os Bancos Centrais e governos queimando dinheiro (5). Faça como os profissionais, acumule Satoshis regularmente!

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Bitcoins

45% das famílias mais ricas do mundo querem investir em Bitcoin, diz Goldman Sachs

Uma recente pesquisa realizada por uma das principais instituições financeiras do mundo, a Goldman Sachs, revelou que os family offices de algumas das famílias...

Bitcoin ganha novo impulso de alta e supera US$ 34 mil, entenda

O Bitcoin continua a se recuperar de sua queda no início da semana após várias empresas darem sinais que estão correndo para apostar no...
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias