Lembrando que o Bitcoin é um código e não uma moeda física, um programa no Senado Federal pediu cuidado aos investidores brasileiros que se interessam pelo assunto, visto que é um tema novo no Brasil.
O quadro Dedo de Prosa, do programa Conexão Senado, aborda em seus programas assuntos que são de interesse da população. Nesta segunda-feira (4), o programa falou sobre o tema de “Cuidados ao se investir em criptomoedas“.
Citando que a inflação tem tirado o poder de compra da população, muitas pessoas têm optado por correr atrás de novos investimentos, visto que a poupança é um péssimo local para se manter o dinheiro.
Os apresentadores lembraram que o dinheiro parado na conta é um pesadelo para a população brasileira no último ano.
Prisão de Glaidson Acácio dos Santos, da Gas Consultoria Bitcoin, foi lembrada
No Senado Federal, o Dedo de Prosa começou sua edição desta segunda falando sobre um caso recente de repercussão nacional. A prisão de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido “Faraó dos Bitcoins”, era o líder da Gas Consultoria.
Prometendo 10% de rendimentos fixos ao mês, Glaidson arrecadou bilhões de investidores que acreditaram na empresa, que é investigada hoje pelas autoridades estaduais do Rio de Janeiro e pela Operação Kryptos, deflagrada pela polícia federal em agosto de 2021.
O caso policial envolvendo o Bitcoin, de acordo com programa do Senado Federal, lembra que os investidores devem ter cuidado ao se deparar com este mercado, que pode ter algumas empresas falsas e operando pirâmides financeiras com sua imagem.
“Bitcoin é um código, não uma moeda física”
Saindo do noticiário policial, o Dedo de Prosa lembrou que a moeda digital mais famosa é o Bitcoin, que pode ser utilizada para compras no comércio, como Real e Dólar.
Contudo, o Bitcoin é um código, não existindo moedas físicas, lembrou o programa, que ponderou se essa é uma tecnologia de confiança.
Ao explicar os conceitos de descentralização, blockchain e a matemática por trás da segurança da moeda digital, o Dedo de Prosa lembrou não haver nada que desabone no ponto de vista da tecnologia.
Contudo, o apresentador lembrou que quem investir neste setor, que tem várias criptomoedas, tem que estar com o “coração batendo em dia”, visto que a volatilidade pode levar o patrimônio das pessoas do “céu ao inferno em questão de horas”.
A recomendação final sobre investimento em criptomoedas pelo Dedo de Prosa é para que os interessados no setor estudem bem antes de colocar dinheiro, entendam os fundamentos e, caso entendam ser promissor, diversifique em Bitcoin, ações e outros produtos financeiros e criptomoedas.
Senado Federal ganhou repercussão sobre o tema na última semana
Vale lembrar que na última semana o Senado Federal viu, durante a CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) questionar Luciano Hang, dono da Havan, sobre investimentos em criptomoedas, algo que o depoente negou realizar.
Como Calheiros trocou os nomes das moedas por “créptomoedas” e “bitcóil“ algumas pessoas brincaram com a repercussão do tema.
De qualquer forma, tramita no Senado Federal alguns projetos de lei para regular o Bitcoin, que já é uma realidade no legislativo federal nacional.