“Bitcoin é uma aberração”, diz PhD em economia

Ángel García Banchs, doutor em Economia e mestre em Finanças, tratou os investidores de Bitcoin como 'burros'.

O venezuelano Ángel García Banchs, doutor em Economia e mestre em Finanças, publicou um artigo criticando o Bitcoin, classificando a moeda digital como uma “aberração” que não passa de mera especulação.

Ele comparou o valor do Bitcoin com os NFTs Bored Ape – uma coleção de desenhos de macacos que causou alvoroço no mercado no ano passado – sugerido que vivemos em um “planeta de loucos”.

O economista também disse que a cotação da criptomoeda não chegou ao seu valor mais baixo e que ainda pode cair muito mais.

“O fato de o Bitcoin ter caído apenas 75% até agora é um sinal de que ainda há um ajuste para baixo a ocorrer. É uma aberração que algo cujo valor seja zero esteja sendo vendido por US$ 17 mil, assim como o macaco digital foi vendido por US$ 10 milhões. Planeta dos loucos. Eu me excluo”.

Mercado de criptomoedas é uma farsa

Enfatizando um tweet de Jesse Powell, CEO da Kraken, o venezuelano aponta que os “gênios” do Bitcoin estão entendendo a fraude (o caso FTX), mas ignorando que todo o mercado de criptomoedas é uma farsa.

Além disso, nas entrelinhas, ele tratou os investidores de Bitcoin como ‘burros’.

No tweet, Powell falou sobre a gestão do fundador da FTX, Sam Bankam-Fried, que “não tinha ideia de como seu negócio funcionava”. O doutor em economia destacou que o caso da FTX foi uma fraude total e comparou SBF com Madoff, considerado o maior vigarista da história.

“Os pros do Bitcoin entendem por que foram enganados, mas ainda não entendem que todo o conceito das criptomoedas é uma fraude. Nem desenhando eles vão entender que não existe isso de colocar dinheiro em algo que não produz absolutamente nada e esperar ficar rico com isso.”

É inegável que o mercado de criptomoedas é em grande parte formado por investidores especulativos. No entanto, se todo o mercado desaparecesse hoje, o Bitcoin continuaria existindo graças à sua arquitetura, mesmo que valesse apenas um centavo.

Crítico que ensina sobre Bitcoin

Banchs tem um blog onde oferece cursos relacionados a economia e política, dentre as aulas que ministra, algumas delas são relacionadas ao bitcoin. Segundo ele, o bitcoin pode ir a zero, mas isso jamais acontecerá com a moeda fiduciária, ou seja, se a demanda por bitcoin cair a zero, o preço cairá com ela.

Dessa forma, em suas aulas ele afirma que o Estado é importante e que a moeda do governo só pode ser controlada pelo governo para preservar seu valor e mantê-la a salvo de fraudes e crimes.

Em outras aulas, ele defende que o Bitcoin não é um ativo “hedge”, ou seja, que o ativo digital não serve de proteção contra a inflação devido a sua volatilidade.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias