As Olimpíadas de Tóquio começaram oficialmente nesta sexta-feira (23), em meio às restrições da pandemia e atraso de um ano. O evento começou com uma cerimônia de abertura deslumbrante com 206 nações participantes.
Uma emissora sul-coreana usou diferentes imagens para caracterizar cada nação e para El Salvador eles usaram a logomarca do Bitcoin.
A MBC, que é uma das maiores emissoras da Coreia do Sul, pediu desculpas pelas fotos e legendas “inadequadas” que apareceram na tela quando os participantes entraram no Estádio Olímpico.
A emissora usou a imagem de uma Pizza para representar a Itália, a Noruega foi representada por um salmão, para a revolta do Haiti e Ucrânia eles usaram Chernobyl.
A equipe olímpica de El Salvador foi representada pelo Bitcoin porque o país declarou a moeda com curso legal.
For the Marshall Islands, it said "was once a nuclear test site for the US, and is composed of more than 1,200 islands." El Salvador was introduced with a picture representing Bitcoin. pic.twitter.com/VNvFYRAskX
— Raphael Rashid (@koryodynasty) July 23, 2021
Emissora pede desculpas
A emissora publicou um pedido de desculpas após a cerimônia de abertura, dizendo que “imagens e legendas inadequadas foram usadas para apresentar alguns países.”
“Na transmissão da Cerimônia de Abertura de hoje, fotos inadequadas foram usadas para representar países como a Ucrânia e o Haiti. Além disso, fotos e legendas inadequadas foram usadas para outros países. Pedimos desculpas aos telespectadores da Ucrânia e de outros países.”
Apesar do pedido de desculpas, as imagens provocaram revolta nas redes sociais.
“Eles usaram tudo o que apareceu primeiro no Google”, disse um usuário no Twitter.
Outro disse: “Isso é um grave erro diplomático”.
Algumas das legendas foram igualmente surpreendentes, com as Ilhas Marshall sendo descritas como um antigo local de teste nuclear para os EUA, e a legenda da Síria fazendo uma referência à Guerra Civil.
“Nós respeitosamente pedimos desculpas a todas as pessoas e telespectadores”, diz uma mensagem traduzida postada na página da MBC no Facebook.
“A MBC reconhece a seriedade desse problema que ocorreu nos Jogos Olímpicos… Faremos com que acidentes semelhantes não aconteçam novamente.”
O canal não se desculpou pelo uso da imagem do Bitcoin para El Salvador, no entanto, sendo esta a primeira vez que a moeda digital aparece em uma Olimpíada.