“Bitcoin está sob séria ameaça e tem futuro sombrio”, diz desenvolvedor

Segundo o desenvolvedor, a capacidade de resposta rápida da comunidade será crucial para preservar a visão original do Bitcoin como moeda descentralizada.

Matt Corallo, um dos principais desenvolvedores do Bitcoin, fez um alerta para a comunidade em uma postagem recente em seu blog, afirmando que a maior criptomoeda do mundo tem um ‘futuro sombrio’ devido à regulamentação global.

Conhecido por sua contribuição voluntária no desenvolvimento do Bitcoin, o desenvolvedor afirmou estar preocupado com a trajetória atual da criptomoeda.

Ele argumenta que o principal objetivo do Bitcoin como uma ferramenta monetária privada, escalável e descentralizada está sob séria ameaça, com anos de esforços frustrados em implementar essa visão de forma prática.

“Infelizmente, todas as ideias para tornar o Bitcoin (ou qualquer criptomoeda) verdadeiramente útil para transações tendem a envolver partes não confiáveis no fluxo de fundos”, disse ele em seu artigo.

Carallo também afirmou que os avanços em tecnologia, como sidechains e a rede Lightning, apesar de oferecerem melhorias em velocidade e custo de transações, ainda dependem de intermediários centralizados, comprometendo a visão original de um sistema financeiro verdadeiramente descentralizado e confiável.

“Bitcoin está sob séria ameaça”

O principal ponto de preocupação do desenvolvedor é a regulação. Ele prevê um cenário sombrio em que autoridades poderiam restringir ou controlar o Bitcoin para seus próprios propósitos, enquanto a criptomoeda se torna mais integrada ao sistema financeiro global.

“Com a mineração tão centralizada e o baixo interesse de mudança por parte da maioria dos mineradores, cada camada do bitcoin está centralizada e pronta para o controle regulatório.”, disse.

Apesar de ter apontado esperança de solução com iniciativas como o Sv2 ou p2pool, Corallo afirmou que a busca por maior expressividade no Bitcoin poderia comprometer ainda mais a descentralização da mineração.

As críticas de Corallo também focam na mudança de percepção do Bitcoin entre seus usuários. Muitos investidores estão mais interessados no aspecto de reserva de valor da moeda digital, como mostra a crescente demanda e interesse institucional, em detrimento de sua utilidade como meio de troca eficaz no dia a dia.

Sendo asism, a preocupação do desenvolvedor faz sentido, já que líderes do setor, como David Marcus, sugerem que moedas fiduciárias na rede Lightning serão preferidas para transações diárias, destacando os desafios que o Bitcoin enfrenta para alcançar uma adoção mais ampla como meio de pagamento.

“Comunidade do Bitcoin está focada em coisas mesquinhas”

Corallo pediu que a comunidade do Bitcoin reforce esforços na melhoria da privacidade e na busca por mudanças regulatórias. Ele argumenta que a indústria deve repensar suas prioridades para preservar os princípios fundamentais da criptomoeda e enfrentar os desafios iminentes relacionados à regulamentação e à privacidade.

“Com a situação atual do bitcoin, é difícil não ter uma visão sombria do futuro. Construir um sistema que permita transações globais sem uma autoridade central sempre será uma batalha difícil, mas sempre previ que a maioria dos bitcoiners permaneceria focada nesse objetivo. Em vez disso, hoje, a comunidade bitcoin está focada em disputas mesquinhas e brigas internas.”

De acordo com o desenvolvedor, a adaptabilidade e a resistência do Bitcoin serão testadas nos próximos anos, enquanto governos buscam regulamentar as criptomoedas.

Segundo ele, a capacidade de resposta rápida da comunidade será crucial para preservar a visão original do Bitcoin como moeda descentralizada.

Por fim, Corallo afirma que o Bitcoin está em uma encruzilhada e é imperativo que os defensores da criptomoeda se unam para enfrentar os desafios regulatórios que estão sendo implementados em todo o mundo.

“Se os bitcoiners quiserem preservar o que construímos e lutar por isso, o foco precisa estar em melhorias drásticas na privacidade em todo o ecossistema, investimento agressivo em mudanças regulatórias (e não através de lobistas focados na regulamentação de valores mobiliários para emissão de tokens), e operação de soluções de escalabilidade em todo o mundo. Infelizmente, todas essas áreas são terrivelmente sub investidas.”

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias