Investidores confundem “bitcoin gold” com BTG Pactual e moeda dispara 200%

BTG Pactual não tem uma criptomoeda chamada BTG.

Siga no

O valor da criptomoeda bitcoin gold (BTG), que surgiu em 2017 como uma cópia do Bitcoin, valorizou 200% nos último 7 dias. O motivo da alta é que a moeda foi confundida com o fundo de Bitcoin criado pelo banco brasileiro BTG Pactual.

O famoso banco de investimentos anunciou no inicio da semana um fundo de Bitcoin. O banco informou também que o projeto tem parceria com a Gemini, corretora dos irmãos Winklevoss. Após o anúncio, o BTG, ou seja, o Bitcoin Gold, de repente ganhou atenção dos investidores.

A moeda chegou a alcançar um volume de US $ 250 milhões e bateu seu recorde de preço, chegando a ser negociada por US $ 130. O movimento de alta chamou atenção da comunidade de criptomoedas mundial, que tentou entender o que estava acontecendo, já que o bitcoin gold há muito tempo não se movia.

Então a analista do mercado Anita Posch descobriu sobre o anúncio no Brasil e se deu conta que os investidores estavam comprando o BTG achando que seria o fundo do banco brasileiro.

“As pessoas estão comprando Bitcoin Gold BTG porque existe um novo fundo chamado BTG Pactual… não é um Bitcoin mais barato!”

BTG Pactual vs Bitcoin Gold

Aparentemente, a semelhança do nome da criptomoeda e do fundo causou uma onda de compras do Bitcoin Gold. O preço da moeda começou a disparar imediatamente após o BTG Pactual anunciar a parceria com a Gemini.

Bitcoin Gold é considerada uma “shitcoin” que surgiu na mesma época que outras moedas sem futuro, como o Bitcoin Cash (BCH), Bitcoin Diamond (BCD) e outras. A principal característica do BTG (a moeda) é que ele pode ser minerado com placas de vídeo, e não com mineradores ASIC.

Enquanto isso, o BTG Pactual – maior banco de investimento da América Latina – irá lançar o primeiro fundo de Bitcoin de um banco de investimento brasileiro.

Investidores sem atenção?

Esta não é a primeira vez que, devido a nomes parecidos, os investidores se confundem e investem em ativos errados.

No início de 2020, o CEO da Tesla, Elon Musk, recomendou que seus seguidores do Twitter usassem o Signal. Tratava-se de um app de mensagens. Ao que parece, há outra empresa com um nome semelhante – a fabricante de sensores analógicos Signal Advance, que, ao contrário do mensageiro, é uma empresa de capital aberto.

Suas ações subiram por vários dias seguidos, chegando a ter alta de 438% em um dia.

Outro fato também envolvendo Elon Musk tem a ver com uma criptomoeda. Em meados de fevereiro o bilionário sugeriu que iria lançar a “Marscoin”, mas uma altcoin com o mesmo nome já existia e o ativo valorizou mais de 3000% no dia.

Isso sugere que alguns investidores se movem como bois e fazem pouca ou nehuma pesquisa sobre os ativos que estão investindo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Bitcoin ganha novo impulso de alta e supera US$ 34 mil, entenda

O Bitcoin continua a se recuperar de sua queda no início da semana após várias empresas darem sinais que estão correndo para apostar no...
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Valor total de transações com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias