A última métrica que utilizei para mapear o momento do ciclo atual foi o Puell Mutiple e foi possível identificar que US$ 65,000 não foi o topo fim de ciclo. Ainda assim, também utilizamos outro dado (MVRV) para mapear o momento atual e obtivemos confluência entre essas métricas.
Agora vamos novamente mapear os ciclos do Bitcoin utilizando outro dado chamado NVT Golden Cross (NVT_GC), semelhante a Banda de Bollinger baseado em NVT, definido com a seguinte equação:
Se a tendência de curto prazo for muito maior do que a de longo prazo, a rede pode ser interpretada como de preço exagerado e logo reverterá para valor médio, sinalizando queda. Da mesma forma, o caso oposto pode implicar um sinal de alta.
O limite superior definido na banda em Vermelho é de 2,2 – 4,0 e o inferior em Verde -1,6 – 3,0 para detectar o status de rede local de preço exagerado e sub preço. Este indicador prevê as aparências dos topos e fundos principais.
Voltando desde o primeiro ciclo é facilmente observado um padrão que ocorre também neste indicador no meio da corrida de touros do Bitcoin.
Pelo menos uma vez no meio do ciclo de valorização ocorre oportunidade de compra, pequenos mercados de baixa no meio do bull market.
Em 2011 ocorreram pelo menos TRÊS destas oportunidades marcados pelo NVT_GC. O círculo amarelo no indicador mostra o momento de um possível topo corretivo nos preços, já o círculo roxo mostra o topo fim de ciclo.
Na corrida de touros de 2013 houve apenas um único topo marcando o meio do ciclo e podemos ver facilmente o indicador também marcando uma oportunidade de compra antes do topo final daquele ciclo.
No ciclo anterior não foi diferente, pelo menos TRÊS oportunidades apareceram no meio da bull run, bem parecido com 2011. Observe o círculo vermelho que representa o momento próximo ao fundo mínimo da tendência corretiva, sinalizando o momento de comprar ou aumentar posição esperando o topo final de ciclo.
A probabilidade está assimétrica para a tendência principal do Bitcoin. $65,000 é marcado como topo meio do ciclo e pelo menos poderíamos esperar um novo teste na área vermelha indicada pelo NVT_GC, indicando um topo maior nos preços.
Não podemos descartar a possibilidade de repetir movimentos corretivos iguais 2011 e 2017, havendo mais que apenas um topo no meio do ciclo.
Marcado no círculo vermelho na primeira corrida de touros do Bitcoin, em 2011, são os momentos que o NVT_GC sinalizou compra, seguido dos topos meio de ciclo antes de atingir o topo principal que marcou o fim daquele ciclo por volta de $30,00
Após bater o topo fim de ciclo, o indicador monta uma estrutura de baixa com topos após este menores, principalmente em relação ao topo marcado no meio do ciclo de alta.
O ciclo atual é bem parecido com 2013 já que aconteceu apenas um topo no meio da corrida de touros, deixando uma única oportunidade de compra. É facilmente observado o melhor momento de comprar ou aumentar posição no meio daquele ciclo.
Logo após o NVT_GC ter sinalizado este momento, os preços subiram 1.200% aproximadamente em 147 dias.
Houve apenas um único movimento corretivo de -75% de profundidade, no ciclo atual acabamos de passar -55% desde o último topo.
Já no último ciclo de alta, finalizado no final de 2017, no meio dele podemos ver 2 topos marcados antes da ATH em $20,000 no qual o indicador sinalizou muito bem momentos de compras.
Após o rompimento do último topo que foi em $1,160, bem no começo da bull run, o indicador também sinalizou uma boa compra levando as mínimas abaixo da caixa verde.
Portanto, em todos os ciclos de valorização do Bitcoin houve pelo menos UM topo ou mais no meio da corrida de touros, e é facilmente observado um padrão em topos menores no indicador após o preço atingir o valor mais alto daquele ciclo visto na seta amarela.
Este momento de compra no meio do bull market também foi identificado nas últimas duas métricas utilizadas por mim para o mapeamento de ciclos do Bitcoin, mostrando alinhamento nos respectivos dados, aumentando drasticamente a probabilidade de $65,000 não ser o topo final deste ciclo.
A corrida de touros do Bitcoin inicia após o evento Halving ocorrer, isso pode também ser facilmente observado em todos os ciclos, a linha branca vertical nos gráficos acima mostra exatamente os respectivos eventos.
A projeção mostrada pelo Puell Multiple, uma das outras métricas de rede que recentemente fiz o mapeamento dos ciclos, sugere também $65,000 ser o topo meio de ciclo e não fim de ciclo.
A melhor oportunidade de compra ocorre neste nível que estamos, antes do rompimento da última All Time High.
- Clique aqui e vá até o Data Guide CryptoQuant e veja todos os detalhes do NVT_GC
- Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.