Participando de uma coletiva de perguntas e respostas nesta quarta-feira (1º), Neel Kashkari falou sobre a inflação e o aumento das taxas de juros nos EUA. Seguindo, o presidente do Fed de Mineápolis criticou o Bitcoin ao ser questionado sobre o assunto, dizendo que o mesmo não tem nenhuma utilidade no mundo real.
Esta não é a primeira vez que Kashkari expressa seu ceticismo. Em 2017, comparou a criptomoeda a Beanie Babies, uma linha de bichos de pelúcia. Já na semana retrasada, pediu desculpas em suas redes sociais pela comparação, alfinetando os investidores de bitcoin.
“Rosas são vermelhas, violetas são azuis. Em 2017 comparei Bitcoin com Beanie Babies, meu pedido de desculpas a Beanie Babies está muito atrasado”, brincou o banqueiro há poucas semanas.
Roses are red
Violets are blue
In 2017 I compared Bitcoin to Beanie Babies
My apology to Beanie Babies is long overdue— Neel Kashkari (@neelkashkari) February 14, 2023
Agora, seis anos depois da comparação, Kashkari afirma que está ainda mais cético em relação ao Bitcoin e outras criptomoedas. Segundo o banqueiro, antes ele pensava que 95% das criptomoedas estavam ligadas a golpes, agora ele acredita que este número seja de 99%.
Neel Kashkari critica criptomoedas em seção de perguntas e respostas
Segundo o presidente do Fed de Mineápolis, “já fazem 10 anos [que o Bitcoin existe] e ninguém consegue articular nenhuma utilidade verdadeira para ele no mundo real”.
Continuando seu argumento, Neel Kashkari explica que é frequentemente questionado sobre o Bitcoin quando se apresenta em universidades, possivelmente pela idade da plateia, mais ligada a novas tecnologias.
“Então eu pergunto a eles: ‘alguém nesta sala já comprou algo com Bitcoin? Um sanduíche, um celular, um livro, qualquer coisa’”, contou Kashkari, afirmando que após isso não escuta nada além de “sons de grilos”.
Seguindo, Kashkari conta que muitas vezes temas como redução de custos de transações internacionais e inclusão financeira são mencionados. No entanto, o banqueiro afirma que não existe nenhuma evidência de que isso acontece.
“Sou profundamente cético e meu ceticismo, eu costumava dizer, era que 95% [da atividade das criptomoedas estava ligada] a fraude, ruído e confusão. Agora acredito que seja de 99% de ruído, fraude e confusão.”
“Tenho esperança de que 1% de que algo útil possa surgir disso no futuro. Mas ninguém conseguiu mostrar isso”, finalizou Kashkari.
Por fim, o presidente do Fed de Mineapolis não fez comentários sobre o Bitcoin ser uma proteção contra a inflação. Afinal, muitos consideram que a escassez do BTC seja sua maior qualidade.
Quanto a inflação americana, Kashkari deu sinais de que a taxa de juros pode ver aumentos de até 0,5% no próximo encontro do Fed.