Bitcoin de número 18 milhões será minerado nesta semana

Mineração do Bitcoin 18KK!

Siga no
Minerador de Bitcoin
Minerador de Bitcoin

Um marco na história do Bitcoin será atingido nesta semana, quando o BTC de número 18 milhões será encontrado. No protocolo de criação do Bitcoin, cerca de 21 milhões de moedas serão criadas ao todo.

Com tal registro sendo alcançado, os entusiastas reforçam suas crenças sobre a natureza escassa do ativo. Para a criação dos últimos 3 milhões de Bitcoin (~14.3% restantes), entretanto, serão necessários 120 anos.

Bitcoin encontrado: finalmente na casa dos 18 milhões de moedas mineradas!

O processo de criação de novos Bitcoins está chegando ao seu fim, dia após dia. Esse processo também é conhecido como mineração de Bitcoin. Entretanto, o final dessa história ainda irá demorar algumas gerações, visto que o último Bitcoin a ser criado deve ser apenas em 2140, de acordo com estimativas.

Com o Bitcoin chegando na marca de 18 milhões de moedas criadas, mais que 85% das moedas estarão em circulação. Atualmente são produzidos 1,800 BTCs por dia, sendo 12,5 em média a cada 10 minutos.

Estima-se que até no máximo sábado (19), o Bitcoin de número 18 milhões esteja encontrado. A marca se aproxima cada vez mais, já tendo ultrapassado 17.992 Bitcoins milhões em circulação.

Bitcoin de número 18 milhões será encontrado nesta semana
Bitcoin de número 18 milhões será encontrado nesta semana – Fonte: CoinMarketCap

O Bitcoin não pode sofrer um acréscimo na sua produção, que foi definida no seu código desde seu início. Ou seja, as chances das moedas ficarem cada vez mais escassas vão aumentando com o tempo. Alguns entusiastas acreditam que este fator pode impulsionar os preços do Bitcoin, principalmente em caso de aumento de demanda além da oferta.

Além disso, a inflação na produção do Bitcoin é reduzida pela metade a cada quatro anos. É estimado que no início de maio de 2020 o halving do Bitcoin aconteça com sucesso, colocando a taxa desta moeda muito abaixo das principais potências do mundo. Como moeda, o Bitcoin entrará em 2020 como um dos anos chaves para o futuro.

Baixas taxas de transações sendo pagas nos últimos seis meses

De acordo com informações do Blockchain.com, as taxas de recompensa por bloco minerado alcançaram o menor patamar dos últimos seis meses. No dia 15 de maio de 2019, os mineradores receberam 229 BTC pela atividade. Já no dia 12/10/2019, a recompensa chegou a ser de apenas 16 BTC no total. Ou seja, em seis meses a quantidade recebida de taxas de mineração caiu próximo de 93%.

Isso mostra que os mineradores podem estar tendo menos ganhos com a atividade de mineração, na medida em que se aproxima de marca de 18 milhões. Os 16 BTCs de recompensa, por exemplo, somam cerca de R$ 500 mil por dia da atividade. Cabe o destaque que este é o valor apurado de transações na rede principal do Bitcoin.

Essa medida acompanha outra, que é a queda de transações confirmadas por dia feitas com Bitcoin. A queda começou no início de maio de 2019. As transações que ultrapassavam 400 mil por dia, agora custam ser mais que 270 mil/dia. De fato, ao analisar por este ponto, a escassez do Bitcoin não tem sido tão valorizada pela comunidade, que tem utilizado menos a rede para processar suas transações.

Finalmente, a dúvida que permanece nos “holders” é se a diminuição da quantidade de Bitcoin encontrado vai proporcionar mais valor a este no longo prazo. Há quem acredite que sim, mas para isso, a rede deverá ter mais uso do que no cenário atual. Certamente que uma maior demanda aliada com a oferta decrescente será mais interessante nesse sentido.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Meme dogecoin que circula nas redes.

Mercado cripto sofre uma das maiores quedas já vistas, Dogecoin sobe

As últimas 24 horas foram um pesadelo para alguns investidores em criptomoedas. A primeira moeda a sentir a queda foi o Bitcoin, que perdeu mais...
Mina carvao

Taxa de hash do Bitcoin cai após acidente em mina de carvão na China

O hashrate do Bitcoin caiu cerca de 40% nas últimas 24 horas, de mais de 180 petahashes por segundo para cerca de 105 Ph/s....

Bitcoin desaba com desligamento de mineradoras chinesas e preocupações regulatórias

O Bitcoin despencou mais de 15% neste domingo (18), para cerca de US $ 51 mil, depois de ter alcançado um marco de US...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias