Para quem está no criptomercado há algum tempo, o nome Peter Schiff é bem conhecido. Ele não é apenas um dos maiores defensores do ouro que existe no mundo, como também é um dos mais famosos críticos do Bitcoin.
O economista sempre atacou a maior criptomoeda do mundo, e recentemente, em uma entrevista à Fox Business, ele voltou a afirmar que o Bitcoin é ouro dos tolos. Não só isso, mas para ele, quem investe em Bitcoins também é um tolo.
Durante uma entrevista ao programa Making Money with Charles Payne, Schiff falou sobre a sua opinião sobre o Bitcoin.
“Tudo o que o Bitcoin é, é a versão mais recente do ouro dos tolos e qualquer um que esteja comprando Bitcoin é, no fim das contas, um tolo.”
Durante a entrevista, Schiff também falou porque ele acredita que o Bitcoin não pode ser considerado um bom investimento.
Ele explicou que os investidores que foram capazes de realizar lucros com a recente alta histórica apenas deram sorte de vender para pessoas que ainda não perceberam que é “tudo um esquema”.
Sendo assim, ele acrescentou que a maioria das pessoas que não venderam estão na ilusão de que o Bitcoin um dia vai virar dinheiro. Ele também disse que a moeda nunca vai ser dinheiro:
“Isso [Bitcoin] nunca vai ser dinheiro.
O Bitcoin não se encaixa com a definição de dinheiro.
Dinheiro precisa ter um valor intrínseco, não apenas casos de uso.”
O economista também replicou a já cansada e errônea noção de que “O Bitcoin não tem lastro nenhum” e, portanto, não é legalmente reconhecido.
Os comentários de Peter Schiff foram feitos durante um momento em que o Bitcoin está em uma correção contínua que começou após o seu novo preço histórico acima dos US$ 40 mil.
No entanto, mesmo com essa recente queda, o atual valor do Bitcoin ainda é 3x maior do que o do final de 2020. A valorização da moeda digital continua muito mais impressionante que a do ouro e ele ainda é o melhor ativo da década.
Vale lembrar que Peter Schiff lucra com a alta do ouro. Assim é fácil entender porque ele é tão contra o Bitcoin, já que a moeda digital é o principal concorrente do metal precioso.
Claro, o Bitcoin não é um investimento infalível. Mas já tem 12 anos que falam as mesmas coisas sobre ele e a moeda continua resistindo.