Bitcoin volta a subir: Pulo do gato morto ou Reversão?

O curto prazo está indefinido e hoje o preço briga na região principal de toda acumulação, 50% do canal de referência da tendência principal (Touro). O gato morrerá mais passará bem?

Incertezas na política monetária global, principalmente pelo FED (Federal Reserve) Banco Central dos Estados Unidos, aflora sentimento de medo no mercado de criptomoedas. Além da especulação em mais queda ser um dos fatores combustíveis para tendência corretiva.

As incertezas não têm efeito direto no ecossistema Bitcoin, mas sim no sentimento do mercado afetando diretamente o preço do ativo. Os mais vulneráveis nesses momentos são investidores novatos ou especuladores de curto prazo.

Força Computacional (Hashrate) e Dificuldade da Rede Bitcoin

A rede Bitcoin continua trabalhando sem nenhuma interrupção, mesmo com o Banco Central Americano subindo ou não suas taxas de juro, agora ou mais tarde. Estamos bem próximo de um novo All Time High na Hashrate do Bitcoin, cerca de 216.000 Ehash/s na última máxima.

Cada vez mais existe competitividade entre os Mineiros para a recompensa do próximo bloco. A dificuldade da rede Bitcoin atinge novo recorde histórico no último ajuste, ou seja, ganhar a recompensa (6,25 BTC por bloco) está mais difícil em relação a força computacional de agora.

Independentemente de qualquer ação externa vinda de Banco Central ou Política, o Sistema Bitcoin continuará ligado e funcionando corretamente com incentivos certos, ao contrário do Sistema Monetário Global.

Dias Rentáveis em Bitcoin

Na maior parte do tempo Bitcoin é rentável, cerca de 92,5% de toda a história de seu preço manteve saldo positivo em relação ao preço de compra. O preço se move rapidamente quando o efeito ‘Manada’ atinge um grupo de desesperados, seja para comprar com medo de ficar de fora (FOMO) ou na venda com medo de que vá a $0 (FUD).

Normalmente são detentores de curto prazo, com idade entre 1h a 155 dias dentro da cadeia. No último texto você pode conferir em detalhes o comportamento deles em relação aos detentores de longo prazo.

Essa categoria assumiu grande realização de prejuízo nos últimos mergulhos de preço abaixo de $40,000. Mas porquê? Sentimento de medo, risco elevado, liquidações por alavancagem e acionamento de margem.

Taxa de Alavancagem Estimada

O risco hoje é alto no mercado futuro de Bitcoin, como mostra Estimated Leverage Ratio próximo de 0.22 (último All Time High). Quanto maior este valor, maior relação a risco os Investidores estão tomando.

Taxa de Financiamento

Desde a quebra de $40,000 as taxas de financiamento estão negativas a maior parte do tempo, indicando alto risco em posições vendidas (Short), elevando a possibilidade de aperto por falta de liquidez em quem vende nessa faixa de preço.

Liquidações Short/Long (Gráfico Diário)

O volume em novas liquidações Long vem caindo desde o pico de $600 milhões em setembro de 2021. Após o aperto em quem vendia no fundo aos redores de $30,000, novas liquidações em posição Short não passou de $200 milhões.

Liquidações Short/Long (Gráfico Diário)

Espera-se que entre volatilidade em algum momento adiante, já que o volume se apresenta extremamente baixo. Para se provar fundo é preciso haver liquidações em massa nas posições vendidas (Short), pois a liquidez é drenada (Fundo) e para sair de posição vendida é preciso comprar.

E quando não há liquidez para comprar já que foi absorvida pelo fundo?

Começa a correria dos Ursos. Podemos estar perto dessa correria? Sim!

Taxa de Financiamento

Com o preço se recuperando levemente as taxas de financiamento a maior parte do tempo permaneceram negativas, como mostra o gráfico acima. Isso indica que há mais posições Short do que Long, na prática.

Interesse em Aberto

O interesse em aberto também acompanha o preço e sobe alguns bilhões de dólares lentamente. Uma nova tentativa de mínima no preço é possível que ocorra a qualquer momento.

Ainda é cedo para afirmar reversão, já que o cenário para um aperto em quem vende nessa faixa (Short Squeeze) está se formando como mostra os dados acima. Além de que essa situação ocorre de forma repentina, é preciso ter paciência e esperar os eventos.

$30,000 ainda pode ser testado no curto prazo e isso trará mais especuladores, maior alavancagem e risco do aperto, concretizando mais um fundo na mesma região entre $30,000-$31,000.

O curto prazo está indefinido e hoje o preço briga na região principal de toda acumulação, 50% do canal de referência da tendência principal (Touro). O gato morrerá mais passará bem?

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!

Últimas notícias