“Bitcoin será moeda corrente no Brasil em breve”, diz Dep. federal Aureo Ribeiro

Projeto de lei que regulamenta o Bitcoin deverá ir para o Plenário da Câmara dos Deputados já nos próximos dias.

Siga no
Deputado Federal Aureo Ribeiro lei Bitcoin
Deputado Federal Aureo Ribeiro - Crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), disse em uma entrevista que em breve os brasileiros poderão comprar casas, carros e até McDonald’s com Bitcoin, após aprovação de sua lei, que acontecerá em breve.

A conversa foi com o jornalista Marcio Achilles Sardi, para o Painel Eletrônico, da Rádio Câmara que aconteceu após a aprovação do relatório final do Deputado Expedito Netto (PSD-RO) sobre o Projeto de Lei 2.303/15, que pede a regulação das “moedas virtuais”.

A aprovação aconteceu na última quarta-feira (29), quando a comissão se reuniu e votou pela aprovação do parecer, que ao avançar agora será discutido no Plenário da Câmara dos Deputados.

Deputado brasileiro está feliz com aprovação da “lei Bitcoin” e fim das pirâmides de criptomoedas é iminente

O parlamentar afirmou que a comissão aprovou um projeto muito importante para o Brasil, que trata da criptoeconomia.

Ele disse que os brasileiros estão se deparando em muitos lugares com o Bitcoin, com a possibilidade de comprar, vender e investir neste setor. Contudo, Aureo destacou que o mercado não é regulado e não oferece assim um reconhecimento jurídico.

Ele afirmou que tem certeza que com a aprovação de seu projeto de lei, que conta com um texto “inovador”, vários países copiarão o modelo de regulação do Brasil.

“Debatemos alguns anos ali para chegar a um texto que reconhece esse ativo, que permite a transação deste ativo no nosso país, e que vai ser regulamentado por um órgão do governo, porque a gente vai trabalhar com o Banco Central e com a CVM, dependendo de como vai ser reconhecido este ativo, como valor imobiliário ou moeda de uso diário.”

Aureo Ribeiro acredita que o texto tem qualidade para melhorar a realidade do Bitcoin no Brasil. Questionado sobre o que muda com uma lei para as criptomoedas, o parlamentar acredita que o país se torna uma referência para novos investimentos estrangeiros.

Além disso, as pirâmides financeiras com criptomoedas, como aconteceu em Cabo Frio, com a Atlas Quantum e o Grupo Bitcoin Banco, que utilizaram a tecnologia com a falta de regulamentação aplicaram grandes golpes no país, a lei protege mais o mercado na visão do parlamentar.

Veja o que disse o deputado brasileiro

Outro ponto que a lei de Bitcoin no Brasil dará de vantagem, segundo Aureo Ribeiro, será a compra de produtos e serviços com criptomoedas, como casa, carro e até um McDonald’s, destacou o deputado federal.

“A gente quer separar o joio do trigo, criar uma regulamentação para que você possa transacionar, saber onde você está comprando, saber com quem você negocia, e ter esse ativo para comprar uma casa, um carro, vai no McDonald’s comprar um hambúrguer, vai ser uma moeda corrente no país igual acontece em outros países”.

Para Aureo Ribeiro, o projeto de lei que regulamenta as criptomoedas deverá ir para o Plenário da Câmara dos Deputados já nos próximos dias, ou seja, o Bitcoin poderá ser reconhecido pelo Brasil ainda em 2021.

Segundo ele, a situação conta com apoio do governo e já foi alinhada com o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), não havendo então barreiras para que não seja aprovada.

Questionado se o mercado é sustentável, Aureo declarou este é um setor inovador, sustentável, funciona no mundo todo, com lastro e veio para ficar. Em outra resposta, o parlamentar afirmou que a valorização do Bitcoin supera qualquer retorno de ativos listados em bolsa, funcionando exatamente como um investimento em Dólar e ouro.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias