Bitcoin SV do falso Satoshi Nakamoto sofre mais um ataque 51%

Siga no

A Rede do Bitcoin Satoshi Vision (BSV) – fork do Bitcoin Cash, que por sua vez é um fork do Bitcoin – é uma criptomoeda conhecida e muitas vezes infame por ser criação de Craig S. Wright, o falso Satoshi Nakamoto. De acordo com a Farum, plataforma de gerenciamento de risco da Coinmetrics, a rede do ativo digital acabou de sofrer um novo ataque de 51%. 

O ataque foi inicialmente informado por Lucas Nuzzi, um influenciador dentro do criptomercado e membro da equipe CoinMetrics. Segundo ele, tentativas de ataque na segunda-feira (02) e nesta terça-feira (3) foram bem sucedidos. Nuzzi disse que durante a tarde de hoje, uma grande quantidade de poder de computação foi “liberado” por volta das 11:46.

Com o sucesso do ataque os mineradores ficaram completamente confusos e por algumas horas eles mineraram em três versões diferentes da blockchain e com reorganização de mais de 12 blocos. Como é de se esperar, esse é um resultado catastrófico para a segurança da blockchain do Bitcoin SV.

“O BSV está passando por um grande ataque 51%. Depois de tentarem um ataque ontem, uma grande quantidade de poder computacional foi liberado hoje às 11:46 e os atacantes estão tendo sucesso.

Mais de uma dúzia de blocos estão sendo reorganizados e até 3 versões da rede estão sendo mineradas simultaneamente em diferentes pools.”

Além de Nuzzi, o ataque 51% também foi identificado e confirmando pela Farum, a plataforma de gerenciamento de risco da CoinMetrics.

“A Farum identificou um ataque 51% hoje na rede do BSV”

Um ataque 51% é devastador para uma blockchain. Esse tipo de ataque acontece quando alguém consegue controlar 51% de uma rede, fazendo com que tenha controle das confirmações de transações, podendo até mesmo realizar “gastos duplos” em toda a rede.

Em Tweets que foram deletados, Lucas informou que o ataque durou mais de 3 horas e que as exchanges que receberam depósitos de BSV podem ter sofrido com o gasto duplo. Para ele “alguém realmente está tentando destruir o BSV.”

A conta oficial do Bitcoin Association, responsável pelo BSV, falou que estava ciente do ataque e que está trabalhando junto com mineradores para reestabelecer o funcionamento normal da blockchain.

Bitcoin Satoshi Vision

O Bitcoin Satoshi Vision e seu criador, Craig Wright, que diz ser Satoshi Nakamoto, é um projeto que não é muito querido pela comunidade do Bitcoin.

Como é de se imaginar, alguns aproveitaram a oportunidade para fazer piadas. Cobra, muito conhecido na comunidade do Bitcoin, usou o momento para zombar do fato de Craig Wright sempre vender a tecnologia do BSV como superior.

“Bitcoin Triplo Satoshi Vision. Agora com uma taxa de transferência muito maior com a nossa tecnologia patenteada de tri-rede.”

Infelizmente para os investidores da BSV essa não é a primeira vez que a moeda sofre um ataque similar, passando por outros ataques de 51% nos últimos meses. 

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
PayPal e Bitcoin

PayPal anuncia novo aplicativo para criptomoedas

O PayPal continua apostando nas criptomoedas, após ingressar no criptomercado há cerca de um ano, a empresa revelou seu novo app que traz recursos...
Ethereum. (Imagem: Adobe Stock)

Investidor veterano alerta: “Ethereum está entrando em momento de queda prolongada”

Peter Brandt é um veterano do mercado de investimentos e um nome bem respeitado entre quem acompanha criptomoedas. Peter não é um estranho para o...

“Corretoras de criptomoedas estão em risco”, diz Bloomberg

As corretoras de criptomoedas dos EUA podem estar prestes a enfrentar um grande risco de existência conforme as questões sobre a regulamentação do setor...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias