Bitcoin pode copiar trajetória do ouro durante a crise econômica de 2008

Criptomoeda deverá cair drasticamente antes de enfrentar uma enorme onda de valorização.

Siga no
Bitcoin imita ouro no mercado

O desempenho do Bitcoin no mercado poderá seguir os passos do ouro. Durante a crise de 2008, o ouro foi a reserva de valor mais procurada em todo o mundo. Como consequência disso, o metal precioso viu seu preço disparar no mercado. Mas, antes de uma onda de valorização se concretizar, a cotação do ouro despencou em 2008.

Onze anos atrás o mercado financeiro mundial enfrentou uma crise econômica jamais vista. Bolsas de valores em queda, empresas em desespero e moedas com seu valor despencando. Naquele momento, o ouro viu seu preço disparar no mercado.

O metal precioso foi uma alternativa diante do mercado financeiro em colapso. Assim como aconteceu em 2008 com o ouro, o bitcoin poderá repetir o mesmo caminho.

Bitcoin imita desempenho do ouro no mercado?

Entre 1998 e 2008 o preço do ouro praticamente triplicou no mercado. Embora o bitcoin tenha surgido pouco depois da grande crise financeira mundial, a criptomoeda poderá ser adotada como uma reserva de valor. Assim como o ouro, o preço do bitcoin deverá enfrentar uma grande procura em tempos de instabilidade financeira no cenário internacional.

Entre 2008 e 2012 o preço do ouro voltou a subir, acumulando uma alta de quase 100%. Essa valorização aconteceu após a crise financeira mundial assolar a economia de vários países. 

Assim como o ouro é o refúgio para uma eventual crise econômica, o bitcoin deverá desempenhar essa função cada vez mais no mercado. Dan McArdle acredita que o bitcoin deverá repetir o papel do ouro entre os anos de 2008 a 2011. Para o co-fundador da Messari Analysis, o bitcoin vai copiar as movimentações do ouro. Esse movimento acontecerá em um momento de instabilidade no mercado financeiro internacional.

China e Estados Unidos ajudam bitcoin

Uma guerra financeira entre duas potências econômicas mundiais está abalando bolsas e comércios por todo o mundo. China e Estados Unidos se enfrentam comercialmente em uma disputa por taxações de mercadorias e controle de moeda fiduciárias. Esse confronto entre os dois países beneficia o bitcoin indiretamente.

Essa movimentação atípica entre os dois países poderá resultar na desvalorização do dólar norte-americano. Em cenários de crise econômica mundial, o ouro tende a encontrar uma onda de valorização. Enquanto China e Estados Unidos se enfrentam, o preço do ouro atingiu sua melhor cotação dos últimos seis anos.

Paralelamente, no mesmo período em que o ouro aumentava sua cotação, o preço do bitcoin também voltou a subir no mercado. A criptomoeda chegou a ultrapassar US$ 12 mil em sua cotação recentemente. O movimento do preço do bitcoin foi atribuído à guerra comercial entre a China e os EUA.

Em um cenário de enfrentamento econômico mais aprofundado, o ouro será procurado cada vez mais como reserva financeira. Por outro lado, o bitcoin não deverá ser deixado de lado.

Na última crise financeira, que afetou toda a economia mundial, a criptomoeda não existia. Portanto, o ouro e o bitcoin devem ser utilizados como reserva financeira em um momento de crise financeira internacional. Sendo assim, a adoção do bitcoin como reserva financeira poderá fazer a criptomoeda repetir o desempenho do ouro, em um momento de enorme valorização para o metal precioso.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Jornalista em trânsito, escritor por acidente e apaixonado por criptomoedas. Entusiasta do mercado, ouviu falar em Bitcoin em 2013, mas era que nem caviar, "nunca vi, nem comi, só ouço falar".

CVM multa em R$ 250 mil JJ Invest e seu dono, Jonas Jaimovick

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil se reuniu na tarde desta terça-feira (1) para julgar três processos. Em um deles, a CVM multou...

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

Últimas notícias

“5000 bitcoins grátis”, Zangado tem canal hackeado com golpe de bitcoin

O Zangado, um dos maiores youtubers do Brasil e um dos mais icônicos criadores de conteúdo para o público gamer acabou de ter o...

Líderes de golpe com bitcoin são condenados a 11 anos de prisão

Os líderes de um dos maiores golpes com bicoin da história foram julgados e considerados culpados por fraudar milhares de investidores em 14,8 bilhões...

“Você se arrependerá por escrever isso”, Daniel Fraga em 2013 sobre quem zombava do bitcoin

Quem comprou bitcoins antes de 2015 provavelmente está bem contente hoje (caso tenha mantido a moeda). Mas você sabia que tem muita gente que...