O economista brasileiro crítico do bitcoin João Henrique da Fonseca voltou a mencionar a moeda digital em suas publicações, após as recentes quedas do mercado. O preço do bitcoin segue em queda brutal no mercado, operando abaixo de US$ 70 mil por unidade nesta quinta-feira (5).
Em uma nova sequência de publicações pelo X, Fonseca disse na quarta-feira (4) que o Bitcoin é um lixo tóxico total em 2026, indicando que não gosta de jeito nenhum dos fundamentos. A postagem veio acompanhada com um gráfico mostrando a queda consolidada no ano.
KKKKKK BITCOIN LIXO TÓXICO TOTAL 2026!!! pic.twitter.com/sD0DcTe3Hl
— JH Fonseca (@JHdaFonseca) February 4, 2026
Antes disso, na terça-feira (3), ele se divertiu ao realizar uma publicação com dados dos últimos 12 meses, em que o bitcoin tem dado um retorno inferior ao índice referência da renda fixa no Brasil, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
“HAHAHAHA, o Bitcoin vai tomar pau do CDI“, disse o crítico.

“Os investidores de bitcoin estão prestes a descobrir que ninguém virá salvar eles”
Seguindo com sua nova campanha contra o bitcoin pressionado pela queda global de preços, Fonseca ainda diz que não há ninguém que pode salvar a moeda neste momento.
“Detentores de Bitcoin estão descobrindo que existe o lado bom de estar conectado a um “emprestador de última instância”. Sabe quem vai resgatar o Bitcoin? Quem vai fazer QE para comprar BTC? N I N G U É M“, prevê ele.
Parte da comunidade esperava que a nova gestão de Donald Trump ajudasse os Estados Unidos a se posicionar no setor. Mas com os conflitos econômicos e militares envolvendo a potência, contra Irã, Rússia e China, o mercado tem desconfiado que a proposta envolvendo bitcoin deve ficar sem relevância.
Aproveitando o momento em que os críticos ganham razão, Fonseca ainda simulou para seus 80 mil seguidores pelo X um investimento hipotético de 100 dólares em cinco ativos, sendo quatro ações de grandes empresas que pagam dividendos, e outro em bitcoin.
No seu levantamento, o bitcoin teria dado um retorno menor no prazo observado, e sem pagar dividendos como as companhias fazem a investidores. Ele concluiu que “o Bitcoin é um lixo, inútil para os ricos“.

