O Bitcoin tem um início de 2020 positivo, ao passo que já valorizou cerca de 30% nos últimos dias. Em relação à vários outros ativos, a valorização foi muito otimista. Mesmo assim, uma ação de uma empresa teve um desempenho melhor para os investidores dos EUA.
No Brasil o caso é mais complicado, uma vez que o índice Ibovespa, que reúne a cotação das principais empresas está em queda. No último mês, o Índice IBOV perdeu cerca de 1,75% de valor, principalmente pelos temores com o coronavírus.
Já nos EUA, as ações da Tesla tiveram um bom desempenho no mesmo período, sendo a única ação da bolsa norte-americana a performar acima da moeda virtual. O mercado para investimentos tem ficado aquecido com as recentes quedas das taxas de juros, apesar do recente problema com o coronavírus.
Bitcoin valorizou 30% em janeiro de 2020, ação dos EUA foi além
O Bitcoin é uma moeda digital, não uma ação de uma empresa como a Tesla. Mas um analista fez uma relação entre ambos os ativos e mostrou que a $TSLA teve um desempenho melhor nos últimos dias.
De acordo com Mati Greenspan, aparentemente, o Bitcoin não seria o melhor ativo do ano. Isso porque, como 30% de valor o Bitcoin valorizou menos que a Tesla, que foi de 38%.
Mesmo assim, o preço do Bitcoin já luta com uma resistência em U$ 9.400 por unidade, cotado atualmente em U$ 9.374. O índice de Bitcoin Futuro da CME já coloca a moeda acima de U$ 9.510, ou seja, poderá haver ainda mais alta nos próximos dias.
De fato, a análise do preço do Bitcoin tem sido otimista, uma vez que a moeda tem um de seus melhores início de ano da história. Segundo um levantamento da valorização da moeda, apenas para o mês de janeiro feito pela Coindesk, o ganho de 30% foi a segunda melhor de toda a história. A maior de todas foi em 2013, quando em 30 dias a moeda ganhou mais que 50% de valor.
Ações de empresas brasileiras não conseguiram a mesma sorte
Com o índice Ibovespa perdendo valor, após quatro meses seguidos de alta, os investidores da bolsa brasileira começam a analisar o cenário com cautela. O Bitcoin tem sido associado ao ouro como reserva de valor, útil principalmente em cenários de incertezas.
Com isso, com o temor sobre o coronavírus, algumas pessoas preferiram comprar Bitcoin, um dos fatores que poderia até ser a causa da recente valorização, segundo analistas da Bloomberg.
Das ações de empresas brasileiras que compõem o índice Ibovespa, contudo, não houve nenhuma Tesla. A principal ação a ter ganhos na bolsa brasileira foi a Via Varejo, que ganhou cerca de 25% de valor no período.
Completando às três ações que mais se valorizaram na B3 neste início de janeiro, estão a Natura (+22%) e WEG (+20%). Apesar dos ganhos mensais, no curto prazo nem todas estão mantendo a valorização.
Em relação às moedas, Bitcoin “dá um banho” no Real, Ouro e no Dólar
Como é uma moeda, mesmo que virtual, a relação do Bitcoin com outras moedas também foi positiva. Em relação ao Dólar, como citado anteriormente, o Bitcoin teve 30% de ganhos no início do ano.
Já em comparação com o Ouro, que também se valorizou mais que 4% frente ao Dólar, o Bitcoin obteve grandes ganhos. De acordo com o par de negociação XAU/BTC nos últimos 30 dias, o Bitcoin ganhou mais que 20% de valor.
Já em relação ao Real, o Bitcoin obteve enormes ganhos no período, sendo 35% de valorização no par BRL/BTC. A Investing apura dados da corretora brasileira Mercado Bitcoin.
Em resumo, o ativo que mais se valorizou no Brasil em janeiro de 2020 foi certamente o Bitcoin, que superou o ouro, real e dólar, além é claro, das ações nacionais.