Bitcoin vs Ouro vs Dinheiro: Transferência, divisibilidade e adoção

Siga no
Bitcoin
Imagem: Cortesia Pixabay

Uma nova crise econômica mundial é esperada por muitos especialistas, quando ela chegar, só vai se salvar quem tiver ouro e criptomoedas. A Venezuela, do ditador Nicalos Maduro, é um exemplo de como moedas digitais podem ser uma alternativa nesse tipo de situação.

Em meio a insanidade de mais de 10.000.000% de inflação na Venezuela, as pessoas encontraram nas criptomoedas uma forma de contornar parcialmente o problema, utilizando um dinheiro que o ditador do país não pode controlar.

Uma das dúvidas comuns sobre a crise que se aproxima, é sobre qual alternativa nós, meros cidadãos, vamos usar quando o dinheiro emitido pelo governo não estiver valendo mais nada? Alguns recomendam a compra de ouro, outros recomendam a compra de Bitcoin, mas e aí? Qual é melhor?

Bitcoin

Em 2018, vimos mais de US $ 3,2 trilhões em pagamentos com bitcoin processados ​​na blockchain, que é pública e transparente. Esse volume de transações não incluiu vendas no mercado de balcão (OTC), que provavelmente também representou uma quantia decente.

O ouro teve uma movimentação inversa ao Bicoin, enquanto a principal moeda digital do mundo despencava em valor de mercado, o ouro se valorizava.

Ouro:

Ouro para transações: Não é muito fácil enviar para o exterior, tem transporte caro, não é aceito em qualquer lugar, é facilmente confiscável pelos governos e é difícil de se dividir.

Lado positivo: Não pode ser falsificado, tem uma longa tradição de armazenamento de valor, tem casos de uso prático no mundo real, como microchips, jóias etc.

Ouro tem uma longevidade incrível. O ouro que foi extraído 5000 anos atrás ainda tem valor hoje, não teve perdas em suas propriedades e ainda vale o que quer que o preço do ouro valia 5000 anos atrás. Então o ouro permanece raro e valioso.

Moeda Fiduciária:

A moeda fiduciária (também conhecida como shitcoin) tem suas vantagens. É amplamente aceita e você pode gastar em qualquer lugar dentro do seu país. É muito fácil enviar moeda fiduciária especialmente dentro do próprio país ou infra-estrutura bancária, mas quando se trata de transferências internacionais, começamos a ter uma ideia diferente.

Se você está no Brasil e quer enviar dinheiro para a Alemanha, por exemplo, pode haver algumas operadoras de pagamento que não são muito caras ou lentas, mas, basicamente, quando se trata disso, é um processo caro, lento e censurável.

É muito fácil de ser roubado, o que é uma grande desvantagem da moeda fiduciária, e ela tem uma oferta infinita, os governos continuam a imprimi-la todos os dias, lembra da Venezuela que falamos logo acima?

O valor real do dólar($), real(R$), ou euro(€) que você tem, perde uma pequena fração de valor toda vez que eles imprimem uma nova nota ou moeda. A moeda fiduciária é relativamente fácil de falsificar. Quando você olha para o fiat (moeda fiduciária) e entende o que é, se não fosse pelo fato de que todos nós apenas aceitamos isso, soaria como um grande golpe.

Naturalmente, temos sistemas de liquidação, como a rede SWIFT, para enviar uma transação internacional que requer cerca de 3 a 5 dias úteis. Bitcoin e outras criptomoedas podem normalmente ser liquidadas em segundos a um máximo de uma hora, o que é muito diferente da moeda fiduciária.

Comparação: Bitcoin vs Ouro vs Fiat

Em 2018 tivemos US $ 3,2 trilhões em transações realizadas com bitcoin. Agora, em comparação, à Western Union, enviou US $ 200 bilhões em remessas para o exterior, o Paypal fez US $ 500 bilhões, Mastercard US $ 5,2 trilhões, WeChat US $ 6 trilhões, Alipay US $ 8,3 trilhões e a Visa US $ 10,2 trilhões.

Muito do que foi movimentado com bitcoin é o valor de troca com pessoas que compram mais criptomoedas, trocando bitcoin por ethereum ou vice-versa. O que realmente precisamos ver observar no bitcoin é o valor de adoção, porque quando se torna mais do que apenas comprar outras altcoins, quando na verdade temos o valor de adoção comercial, esse é o próximo nível em termos de adoção da criptomoeda.

Há muito de positivo para o bitcoin em usabilidade. Por exemplo, a Visa cobra aos comerciantes 1,51% + 10 centavos de taxa, o que é muito dinheiro já que eles fizeram 1,51% sobre 10,2 trilhões de dólares no ano passado, mais de US $ 15 bilhões.

O comerciante também precisa esperar para receber o dinheiro (às vezes em torno de 30 a 60 dias com cartões de crédito) para o produto que acabou de vender e talvez haja estornos pela empresa de cartão de crédito.

Quando se trata de Bitcoin, não há estornos. Você recebe bitcoin, é seu. Se os comerciantes têm medo de aceitar por causa de sua volatilidade, existem serviços como a Pagcripto que permitem que eles aceitem o bitcoin e seja alterado diretamente para reais, por exemplo.

O CEO do Paypal recentemente lançou um pouco de sombra sobre o bitcoin dizendo que não estamos vendo muitos varejistas aceitarem criptomoedas. E ele está certo porque se você olhar para o valor do PayPal no ano passado de US $ 500 bilhões, todas as pessoas estavam comprando coisas on-line, o que é uma aceitação real do varejo.

Então ele não é injustificado na critica que fez. Ainda assim, a adoção de um comerciante de bitcoin está aumentando. O Japão fez alguns movimentos enormes em termos de adoção de bitcoin. Temos serviços como travelbybit que aceitam bitcoin em bilhetes de viagem, hotéis etc.

Controles de capital em todo o mundo tornam muito difícil o dinheiro fiat e o ouro. Imagine só enviar um bilhão de dólares em ouro. Por exemplo, se uma pessoa na Nigéria quiser enviar dinheiro para alguém na França. O governo não vai deixar que ele envie esse dinheiro por causa dos controles de capital.

Mas se a pessoa tiver bitcoin, ele pode enviar o dinheiro em minutos sem a permissão de qualquer autoridade. Bitcoin é altamente divisível em comparação com o ouro que não é super fácil de dividir no local, no entanto, dinheiro fiat pode ser. A adoção de um comerciante é muito menor para o bitcoin, mas está melhorando dia a dia.

No geral, o Bitcoin permanece acima do ouro, bem como da moeda fiduciária, considerando todos os pontos acima mencionados. É bom ter a moeda digital e o metal brilhante.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org
Glaidson dos Santos em pronunciamento feito pela Gas Consultoria antes de Operação da PF Faraó dos Bitcoins

Justiça bloqueia mais de meio milhão do “Faraó dos Bitcoins” em apenas quatro horas

A justiça brasileira determinou o bloqueio de mais de meio milhão de reais das contas do Faraó dos Bitcoins em menos de quatro horas. Essa...
Homem com algemas segurando Bitcoin criptomoedas sequestro prisão

Polícia desarticula quadrilha que iria sequestrar investidor de criptomoedas em Campinas

A polícia militar de São Paulo, por meio de seu Batalhão de Ações Especiais (BAEP), ajudou o Gaeco a desarticular uma quadrilha que planejava...
Imagem de enterro do Bitcoin após morte

Quantas vezes o Bitcoin morreu? 37 só este ano

Segundo estatísticas do site 99Bitcoins, o Bitcoin já foi declarado "morto" 37 vezes apenas em 2021, quase três vezes mais do que todo o...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias