Bitcoin vs Ouro vs Dinheiro: Transferência, divisibilidade e adoção

-

Siga no
Bitcoin
Imagem: Cortesia Pixabay
Anúncio

Uma nova crise econômica mundial é esperada por muitos especialistas, quando ela chegar, só vai se salvar quem tiver ouro e criptomoedas. A Venezuela, do ditador Nicalos Maduro, é um exemplo de como moedas digitais podem ser uma alternativa nesse tipo de situação.

Em meio a insanidade de mais de 10.000.000% de inflação na Venezuela, as pessoas encontraram nas criptomoedas uma forma de contornar parcialmente o problema, utilizando um dinheiro que o ditador do país não pode controlar.

Anúncio

Uma das dúvidas comuns sobre a crise que se aproxima, é sobre qual alternativa nós, meros cidadãos, vamos usar quando o dinheiro emitido pelo governo não estiver valendo mais nada? Alguns recomendam a compra de ouro, outros recomendam a compra de Bitcoin, mas e aí? Qual é melhor?

Bitcoin

Em 2018, vimos mais de US $ 3,2 trilhões em pagamentos com bitcoin processados ​​na blockchain, que é pública e transparente. Esse volume de transações não incluiu vendas no mercado de balcão (OTC), que provavelmente também representou uma quantia decente.

O ouro teve uma movimentação inversa ao Bicoin, enquanto a principal moeda digital do mundo despencava em valor de mercado, o ouro se valorizava.

Ouro:

Ouro para transações: Não é muito fácil enviar para o exterior, tem transporte caro, não é aceito em qualquer lugar, é facilmente confiscável pelos governos e é difícil de se dividir.

Lado positivo: Não pode ser falsificado, tem uma longa tradição de armazenamento de valor, tem casos de uso prático no mundo real, como microchips, jóias etc.

Ouro tem uma longevidade incrível. O ouro que foi extraído 5000 anos atrás ainda tem valor hoje, não teve perdas em suas propriedades e ainda vale o que quer que o preço do ouro valia 5000 anos atrás. Então o ouro permanece raro e valioso.

Moeda Fiduciária:

A moeda fiduciária (também conhecida como shitcoin) tem suas vantagens. É amplamente aceita e você pode gastar em qualquer lugar dentro do seu país. É muito fácil enviar moeda fiduciária especialmente dentro do próprio país ou infra-estrutura bancária, mas quando se trata de transferências internacionais, começamos a ter uma ideia diferente.

Se você está no Brasil e quer enviar dinheiro para a Alemanha, por exemplo, pode haver algumas operadoras de pagamento que não são muito caras ou lentas, mas, basicamente, quando se trata disso, é um processo caro, lento e censurável.

É muito fácil de ser roubado, o que é uma grande desvantagem da moeda fiduciária, e ela tem uma oferta infinita, os governos continuam a imprimi-la todos os dias, lembra da Venezuela que falamos logo acima?

O valor real do dólar($), real(R$), ou euro(€) que você tem, perde uma pequena fração de valor toda vez que eles imprimem uma nova nota ou moeda. A moeda fiduciária é relativamente fácil de falsificar. Quando você olha para o fiat (moeda fiduciária) e entende o que é, se não fosse pelo fato de que todos nós apenas aceitamos isso, soaria como um grande golpe.

Naturalmente, temos sistemas de liquidação, como a rede SWIFT, para enviar uma transação internacional que requer cerca de 3 a 5 dias úteis. Bitcoin e outras criptomoedas podem normalmente ser liquidadas em segundos a um máximo de uma hora, o que é muito diferente da moeda fiduciária.

Comparação: Bitcoin vs Ouro vs Fiat

Em 2018 tivemos US $ 3,2 trilhões em transações realizadas com bitcoin. Agora, em comparação, à Western Union, enviou US $ 200 bilhões em remessas para o exterior, o Paypal fez US $ 500 bilhões, Mastercard US $ 5,2 trilhões, WeChat US $ 6 trilhões, Alipay US $ 8,3 trilhões e a Visa US $ 10,2 trilhões.

Muito do que foi movimentado com bitcoin é o valor de troca com pessoas que compram mais criptomoedas, trocando bitcoin por ethereum ou vice-versa. O que realmente precisamos ver observar no bitcoin é o valor de adoção, porque quando se torna mais do que apenas comprar outras altcoins, quando na verdade temos o valor de adoção comercial, esse é o próximo nível em termos de adoção da criptomoeda.

Há muito de positivo para o bitcoin em usabilidade. Por exemplo, a Visa cobra aos comerciantes 1,51% + 10 centavos de taxa, o que é muito dinheiro já que eles fizeram 1,51% sobre 10,2 trilhões de dólares no ano passado, mais de US $ 15 bilhões.

O comerciante também precisa esperar para receber o dinheiro (às vezes em torno de 30 a 60 dias com cartões de crédito) para o produto que acabou de vender e talvez haja estornos pela empresa de cartão de crédito.

Quando se trata de Bitcoin, não há estornos. Você recebe bitcoin, é seu. Se os comerciantes têm medo de aceitar por causa de sua volatilidade, existem serviços como a Pagcripto que permitem que eles aceitem o bitcoin e seja alterado diretamente para reais, por exemplo.

O CEO do Paypal recentemente lançou um pouco de sombra sobre o bitcoin dizendo que não estamos vendo muitos varejistas aceitarem criptomoedas. E ele está certo porque se você olhar para o valor do PayPal no ano passado de US $ 500 bilhões, todas as pessoas estavam comprando coisas on-line, o que é uma aceitação real do varejo.

Então ele não é injustificado na critica que fez. Ainda assim, a adoção de um comerciante de bitcoin está aumentando. O Japão fez alguns movimentos enormes em termos de adoção de bitcoin. Temos serviços como travelbybit que aceitam bitcoin em bilhetes de viagem, hotéis etc.

Controles de capital em todo o mundo tornam muito difícil o dinheiro fiat e o ouro. Imagine só enviar um bilhão de dólares em ouro. Por exemplo, se uma pessoa na Nigéria quiser enviar dinheiro para alguém na França. O governo não vai deixar que ele envie esse dinheiro por causa dos controles de capital.

Mas se a pessoa tiver bitcoin, ele pode enviar o dinheiro em minutos sem a permissão de qualquer autoridade. Bitcoin é altamente divisível em comparação com o ouro que não é super fácil de dividir no local, no entanto, dinheiro fiat pode ser. A adoção de um comerciante é muito menor para o bitcoin, mas está melhorando dia a dia.

No geral, o Bitcoin permanece acima do ouro, bem como da moeda fiduciária, considerando todos os pontos acima mencionados. É bom ter a moeda digital e o metal brilhante.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, aprendiz e entusiasta de criptomoedas e blockchain. Sugestão de pauta: [email protected]
Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Últimas notícias

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...