Bitmain está sendo investigada pelo governo americano, diz Bloomberg

Empresa chinesa seria alvo da Operação Pôr do Sol Vermelho

A Bitmain, maior fabricante de ASICs para mineração de Bitcoin, está sendo investigada pelo governo americano. Segundo informações da Bloomberg, os EUA estão avaliando se os produtos da empresa chinesa oferecem riscos à segurança nacional dos EUA.

Ainda em 2024, relatos de outras fontes apontavam que a importação dos modelos Antminer S21 e Antminer T21 estaria sendo barrada, enquanto máquinas de outras fabricantes entravam livremente no país.

Na data, uma das hipóteses levantadas era que a Bitmain usava chips da Sophgo, que estava sendo investigada por violar sanções ao fornecer chips para a Huawei. Ambas empresas, Bitmain e Sophgo, foram fundadas por Micree Zhan.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Meses depois, em feveiro deste ano, mineradoras americanas continuavam tendo problemas na importação de ASICs da Bitmain. Antes disso, em dezembro, a empresa afirmou que estaria lançando uma linha de produção nos EUA.

Documento aponta que Bitmain está sendo investigada desde julho

O nome da Bitmain aparece quatro vezes em um documento do governo americano sobre gastos com inteligência no ano fiscal de 2026.

“Ameaças da Mineração de Criptomoedas à Segurança Nacional”

“O Comitê está preocupado com o fato de que instalações de mineração de criptomoedas de propriedade chinesa dentro dos Estados Unidos representem um perigo para a segurança nacional”, aponta o governo americano. “Localizadas em todos os 50 estados e equipadas com máquinas fabricadas pela Bitmain, uma empresa privada chinesa com ligações ao PCC (Partido Comunista Chinês), essas operações estão situadas próximas a instalações de defesa sensíveis ou a infraestrutura crítica dos EUA, como redes elétricas, criando vulnerabilidades perturbadoras.”

Documento do governo americano citando a Bitmain como ameaça à segurança nacional.
Documento do governo americano citando a Bitmain como ameaça à segurança nacional.

O texto também cita que antigas ASICs da Bitmain continham um backdoor, permitindo que elas fossem controladas remotamente. Na data da descoberta, em meados de 2017, o evento ficou conhecido como “Antbleed”.

“Estima-se que cada instalação de mineração abrigue cerca de 10 mil máquinas. Considerando as ligações da Bitmain com o PCC (Partido Comunista Chinês), ter dezenas de milhares de equipamentos que podem ser operados a partir de Pequim, localizados próximos a instalações sensíveis de defesa, é um risco inaceitável.”

Continuando, os EUA afirmam que a maioria dessas máquinas entrou ilegalmente no país e a Alfândega descobriu fraudes na importação desses equipamentos, o que explica o motivo dos problemas de importação citados anteriormente.

Como exemplo de suas ações, o governo cita que uma empresa foi proibida de operar em Cheyenne, Wyoming, por estar próxima a uma base militar. O caso aconteceu em 2023.

Maior fabricante de ASICs de mineração de Bitcoin diz que informações são falsas

Em conversa com a Bloomberg, fontes anônimas apontaram que a Bitmain é o centro de uma operação chamada de Por do Sol Vermelho (Operation Red Sunset), que investiga riscos de espionagem.

Respondendo ao jornal, a empresa disse ser “inequivocamente falso” que eles consigam controlar suas máquinas remotamente. Indo além, também afirmaram que a Bitmain “cumpre rigorosamente as leis e regulamentações dos EUA e aplicáveis ​​e nunca se envolveu em atividades que representem riscos à segurança nacional dos EUA”, também negando ter conhecimento sobre essa operação.

Em relação às apreensões passadas, a empresa disse que “nada fora do comum foi encontrado” pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) e que não foi notificada de nenhuma outra investigação.

Fontes do governo americano não deram mais declarações sobre o assunto, afirmando que não podem comentar sobre investigações em andamento.

Na semana passada, a China acusou os EUA de roubarem 127 mil bitcoins de Chen Zhi, um cidadão chinês acusado de liderar uma das maiores organizações criminosas da Ásia. Os eventos mostram a rivalidade entre as duas maiores economias do mundo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias