Após afirmar que “clientes não têm interesse em Bitcoin”, BlackRock pode comprar Bitcoin

A maior gestora de ativos do mundo está prestes a comprar Bitcoin

Siga no

A BlackRock, gigante da indústria financeira e gestora de fundos com valor de mercado na casa dos trilhões, registrou alguns pedidos na SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) que podem indicar a alocação de parte da sua tesouraria em Bitcoin.

A empresa parece estar apenas seguindo a nova onda do mercado, contudo, a notícia é curiosa porque o CEO da BlackRock disse em 2018 que “ninguém queria Bitcoin.”

A opinião sobre Bitcoin por parte dos investidores tradicionais é algo que vem mudando ao longo do tempo. Alguns que criticavam a moeda em 2017 agora estão vendo o Bitcoin como uma reserva de valor.

Até mesmo o banco JPMorgan Chase, que foi um dos maiores críticos do Bitcoin em 2017 reconheceu que estava errado sobre a moeda digital.

Em um artigo da Bloomberg em 2018 o CEO da BlackRock, Lary Fink, foi citado dizendo que a companhia não tinha interesse nenhum no Bitcoin, já que não existia nenhuma demanda por parte dos seus clientes.

A BlackRock na época era a maior gerenciadora de fundos do mundo e ainda é uma das mais importantes. Segundo Fink, na época, a empresa não tinha interesse em comprar Bitcoin porque ele não achava que seus clientes buscavam exposição ao ativo digital.

“Eu não acredito que algum cliente procurou exposição a criptomoedas. Eu não ouvi de nenhum cliente dizendo: ‘Eu preciso investir nisso’”, disse Fink à Bloomberg.

BlackRock pode comprar Bitcoin

Em 2018, ao ser perguntado se existia a necessidade de se preparar caso os clientes quisessem investir no ativo digital, Fink disse que “No momento, não.” 

Cerca de 2 anos se passaram e as coisas mudaram completamente. A Bloomberg revelou que BlackRock realizou dois registros com a SEC, um para a BlackRock Funds V e outro para BlackRock Global Allocation Fund, Inc. 

Apesar de não serem específicos sobre o uso do capital para comprar Bitcoin, em ambos é citado “certos fundos podem ser usados em contratos futuros com base no Bitcoin.” 

Os registros não garantem com certeza que a BlackRock vai comprar Bitcoin ou investir em contratos futuros. Mas no passado, esse tipo de documento sempre antecedeu alocações de capital na criptomoeda.

A mudança de sentimento em relação da moeda digital não foi despercebida pela comunidade. Com muitos chamando a atenção para as duas posições completamente diferentes.

O texto da Bloomberg também destacou que no mês passado, Larry Fink disse durante um evento que acredita que o Bitcoin está ganhando mais legitimidade como uma classe de ativo, mas disse que é preciso tomar cuidado, afirmando que “ainda precisamos passar por muitos mercados para ver se ele vai se tornar permanentemente real.”

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Michael Burry: Bitcoin é uma bolha especulativa com mais riscos que oportunidades

Atualmente existem muitos touros do Bitcoin evangelizando a moeda digital como uma forma de reserva de valor e como o futuro do dinheiro. Alguns,...

NFT raro do ‘Homer Simpson Pepe’ é vendido por $ 1.7 milhão

No início de 2018, um leilão de Rare Pepes (NFTs colecionáveis de Pepe the Frog) foi realizado em Nova York durante o Rare Art Labs Digital Art Festival. Apesar...

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

NFT raro do ‘Homer Simpson Pepe’ é vendido por $ 1.7 milhão

No início de 2018, um leilão de Rare Pepes (NFTs colecionáveis de Pepe the Frog) foi realizado em Nova York durante o Rare Art Labs Digital Art Festival. Apesar...

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...