Blockchain é destaque em evento que terá Itaú, Bradesco, Caixa e Santander

Reunião terá presença de presidentes das maiores instituições bancárias do Brasil.

Siga no
Evento CIAB Febraban Live 2020 terá blockchain como destaque, participação de grandes bancos como Itaú, Caixa e Bradesco
Evento CIAB Febraban Live 2020 terá blockchain como destaque

A tecnologia volta a ser destaque em um evento que acontece na próxima semana, com os presidentes das maiores instituições bancárias do Brasil. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a tecnologia blockchain será um dos temas tratados pelos bancos: Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Itaú e Santander.

O evento, que acontece anualmente, é o CIAB FEBRABAN, que começa no próximo dia 23 de junho. Devido à pandemia, o maior evento de tecnologia do setor financeiro da América Latina, será online pela primeira vez.

O formato teve que ser remodelado mediante às políticas de isolamento social, impostas como medidas de combate ao COVID-19. Mesmo assim, promete agitar o mercado financeiro, com novidades dos principais bancos do país.

Entre os principais temas, serão discutidos o open banking, blockchain, segurança bancária, PIX e a relação com fintechs. O evento CIAB FEBRABAN terá duração de três dias na modalidade EAD, com vários participantes das instituições.

Blockchain será um dos destaques de evento promovido pela Febraban, com participação do Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Santander e BTG Pactual

Um evento tradicional no setor bancário é o CIAB FEBRABAN, que em 2020 entra na sua 30.ª edição. Contudo, dessa vez o evento terá um formato diferente, em modalidade totalmente online (EAD).

Os participantes poderão ver as várias instituições bancárias do país durante três dias, começando no próximo dia 23, a partir das 10 horas, até 25 de junho. O evento terá painéis em períodos pela manhã e tarde, sem a necessidade de inscrição ou cadastro prévio.

Para acompanhar, bastará acessar a página noomis no dia do início. Na edição 2019, a CIAB FEBRABAN teve a participação da QR Capital, uma fintech ligada ao mercado de criptomoedas.

Na edição de 2020, os participantes terão a participação dos presidentes dos principais bancos do país. Os presidentes da Caixa, Itaú, Santander, Bradesco e BTG Pactual discutirão sobre os caminhos tomados para enfrentar a crise e retomar o crescimento, com foco em tecnologias como a blockchain, open banking, PIX, entre outros.

Outros temas relevantes, como open banking, blockchain, segurança e relação com fintechs, estarão em pauta em painéis com participação de especialistas do mercado de tecnologia e do setor financeiro.

Evento é um marco no mercado financeiro do Brasil, com grandes participações

O CIAB FEBRABAN de fato é um marco para o mercado financeiro do Brasil, organizado pela Federação Brasileira de Bancos. No ano em que o mundo é abalado por uma crise financeira e de saúde, as discussões sobre inovação o tornam ainda mais importante.

Além dos representantes dos bancos já mencionados, o evento terá a presença de jornalistas, escritores e fintechs. Dentre as demais empresas que terão representantes está a presença da Deloitte Brasil, Banco BV, Banco Inter, Banrisul, Next e QueroQuitar.

A jornalista da GloboNews Mônica Waldvogel também marca presença, assim como o autor do livro “O Fenômeno Fintech“, Bruno Diniz. Além disso, o fundador do aplicativo GuiaBolso estará em um painel, assim como o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital.

Segurança digital dos bancos já foi colocada à prova durante pandemia

Um dos temas que será debatido pelo CIAB FEBRABAN Live 2020 é a segurança bancária na pandemia. Isso porque, com as pessoas em casas e as transações digitais passando por transformações, aumentou o número de golpes.

Nos últimos dias, por exemplo, um hacker foi preso em uma agência do Santander após supostamente ter roubado R$ 400 milhões do Banco do Brasil. Acionada, a polícia civil foi até a agência e prendeu em flagrante o homem. O Banco do Brasil, em nota exclusiva ao Livecoins, negou qualquer violação em seu sistema.

Mesmo assim, a segurança digital dos bancos tem sido testada durante a pandemia, e será alvo de debate no evento da próxima semana. Os presidentes e funcionários das instituições poderão compartilhar com o público suas experiências, no evento totalmente online, gratuito e EAD.

Para conferir a programação completa do CIAB FEBRABAN Live 2020 acesse este link aqui.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Comércio de Bitcoin na China aumenta, apesar de ser banido

Em 2017, a China fechou corretoras locais de criptomoedas, sufocando um mercado especulativo que era responsável por grande parte do comércio global de criptomoedas....
Divulgação/Goldman Sachs

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...
Bitcoin em fevereiro de 2021

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Goldman Sachs reabre mesa de negociação de Bitcoin

A recente alta do Bitcoin reacendeu o interesse de diferentes players no criptomercado, com fontes afirmando que a Goldman Sachs, um dos nomes mais...

Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em fevereiro, ouro e B3 em queda

O preço do Bitcoin teve alta de 42% em fevereiro, sendo o melhor ativo do mês. Ao contrário do desempenho da moeda digital, ativos...

Província da China vai banir mineração de Bitcoin por causa do impacto ambiental

A emissão de gases de carbono é uma grande preocupação atualmente, sendo classificado como o principal causador do efeito estufa e um dos motivos...

Desenvolvedores voltam a atualizar Dogecoin

No meio da alta recorde das criptomoedas no ano passado, a Dogecoin (DOGE) se destacou como uma ovelha negra. Ela valorizou 2100% no intervalo...

Citibank: Bitcoin pode se tornar uma moeda de comércio global

O Bitcoin está em um "ponto de inflexão" e pode se tornar a moeda preferida para o comércio internacional, disseram analistas do gigante bancário...