A tecnologia blockchain atrai cada vez mais olhares atentos do mundo financeiro mundial. De acordo com um estudo recente, a Blockchain é forma rápida e barata de transferir dinheiro pelo mundo. Isso porque em comparação com sistemas tradicionais, a tecnologia supera muito o desempenho.
Claro que os sistemas tradicionais como Paypal, Bancos Centrais, Bancos e outros mais, já se atentaram para esse gigante concorrente descentralizado. No início de abril de 2019, o FMI confessou sentir o impacto das criptomoedas no âmbito financeiro.
Blockchain é forma rápida e barata de transferir dinheiro pelo mundo, de acordo com estudo
Segundo mostrou o Livecoins em um estudo, há várias blockchains rápidas para transações internacionais. Além disso, o Bitcoin (BTC) quando utilizado com a Lightning Network pode ter um imenso potencial de velocidade e baixo custo.
Entretanto, a BlockData lançou um estudo em março de 2019 em que comparou o desempenho da blockchain com sistemas tradicionais.
Resumindo o estudo, os dados mais importantes foram que aplicações blockchain são 388 vezes mais rápidas e 127 vezes mais baratas. Isso porque em sistemas tradicionais há uma grande burocracia para se resolver as transferências.
Certamente o estudo comparou dados de remessas financeiras, que são operações feitas entre países diferentes. Mesmo assim, as criptomoedas já ganham um mercado forte.
Entretanto, para analista Bitcoin (BTC) é a melhor rede
O analista Tone Vays, que possui mais de 150 mil seguidores em seu Twitter, acredita apenas no Bitcoin.
Para Vays, projetos como Monero (XMR) e Litecoin (LTC) não passam de perda de tempo. Além disso, afirmou que o Ethereum (ETH), Dash (DASH) e Ripple (XRP) não passam de scam (fraude).
Além disso, Vays criticou ICOs que já aconteceram como Binance Coin (BNB), Eos (EOS) e Ada (ADA). Na visão do analista, a criação de novas criptomoedas alternativas (altcoins) inflaciona o Bitcoin.
Dito isso, o mercado das criptomoedas e blockchains ainda passa por um processo de amadurecimento que deve ser levado em conta. Isso porque ao afirmar que a “blockchain” é melhor que algum sistema tradicional, deve-se considerar o desenvolvimento da tecnologia.
Neste sentido, a única blockchain que possui cerca de 10 anos em funcionamento é ainda o Bitcoin. Finalmente, apenas essa blockchain poderia ter condições de concorrer com sistemas tradicionais em custo e velocidade de forma relevante.