Blockchain é tendência em TI e SI para 2019

Destaque para a tecnologia neste ano!

Siga no

Os setores que estão em alta no mercado tech são os de Tecnologia da Informação (TI) e Segurança da Informação (SI), sendo que estes tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos.

Para se ter ideia do cenário, a IDC aponta que em 2018 o crescimento dos dois setores deve girar em torno de 2,5%, enquanto o Garner prevê um aumento de 2,9%, com gastos de R$ 236,1 bilhões.

As empresas devem mais do que investir nesse setor, também conhecer a realidade do mesmo e as tendências que estão em voga no mercado mundial, para verificar assim oportunidades de inovar e não perder a passada para seus concorrentes.

Blockchain é uma ferramenta importante em 2019

Em uma entrevista ao portal Terra, Dario Caraponale que é sócio da Strong Security Brasil, disse que uma das 4 tendências do mercado em 2019 é a Criptografia de Arquivos.

O analista disse que “Com o compartilhamento cada vez maior de arquivos, é necessário redobrar os cuidados para que a informação não seja interceptada indevidamente. E a criptografia é um excelente canal para proteger dados valiosos”.

Dito isso, a Blockchain se torna um complemento ideal para a Criptografia de Arquivos, uma vez que protege as informações e registra toda a movimentação dos dados entre usuários.

Outras tendências para 2019

Para Dario, as demais tendências no setor de Tecnologia e Segurança da Informação seriam as seguintes: Ferramentas em CASB, Softwares com DLP e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O que chama a atenção é que a blockchain tem aplicação em todos as tendências citadas pelo analista, para o bem ou para o mal, visto que encontra uma forte discussão no tópico da LGPD, uma vez que os dados nas correntes de blocos são imutáveis.

A tecnologia blockchain trabalha com criptografia de ponta, podendo ser utilizada em um futuro próximo em várias aplicações, sendo aliada de outras tecnologias emergentes como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Data Science.

Muitos países estão se adequando a realidade blockchain, além de muitas empresas que já partiram para cima da nova tecnologia, logo a adoção a está tecnologia promete ser ampla nos próximos anos, a começar por 2019.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mão segurando Bitcoin e bandeira da Malásia

CVM da Malásia: “Clientes da Binance devem sacar fundos da corretora imediatamente”

A CVM da Malásia afirma que os investidores de criptomoedas devem sacar seus fundos imediatamente da Binance, que receberá medidas coercitivas em breve. A nova...
Yield-Guild-Games

Maior escola de Axie Infinity e games em Blockchain lança token e levanta US$...

A Yield Guild Games (YGG), grupo que reúne jogadores de games "play-to-earn" ("jogue para lucrar", na tradução livre) que usam Blockchain e NFTs -...
Martelo da justiça batendo em tablet com imagem do Santander

Santander tenta penhorar criptomoedas de cliente por dívida, mas justiça nega

A justiça do Estado de São Paulo analisa uma cobrança de dívida pelo banco Santander, que acabou tendo um pedido de bloqueio de criptomoedas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias