Blockchain para Negócios Coco Framework

A Microsoft é uma gigante da computação no mundo, e está a colocar os olhos para o potencial da Blockchain para Negócios Coco Framework.

Com isso, desenvolveu um framework voltado para Blockchains Privadas, e está em busca de parcerias para desenvolver negócios.

Blockchain para Negócios Coco Framework

A VI Bitconf trouxe a visão da Microsoft sobre a Blockchain, e o seu representante Gustavo Paro mostrou o que a empresa têm em vista para negócios e a busca por parcerias no mercado atual.

Em agosto de 2017, a Microsoft anunciou que estava a criar o Coco Framework, uma aplicação para melhorar a usabilidade de negócios para blockchain.

Esse framework, que é um espaço para desenvolvedores trabalharem com algumas funcionalidades já prontas, pode ajudar na criação de negócios na Blockchain.

O Coco Framework não é uma Blockchain em si, mas uma estrutura de contabilidade para ser usada como complemento, um espaço que combina criptografia avançada, um ambiente de execução confiável e mecanismos de consenso inovadores, chamados Paxos Consensus e Caesar Consensus.

Alguns dos problemas que essa solução visa resolver é a baixa latência de outras redes, que possuem transações lentas na visão dos criadores da Microsoft; confidencialidade a empresas, pois alguns dados devem ser internos; governança distribuída com controles criados através de políticas de rede; e por último o suporte a transações não determinísticas a serem usadas no sistema.

Na questão da segurança há um conjunto de partes integradas com Hardware que ajudam nesse aspecto, além dos protocolos existentes, como também os TEEs.

Veja abaixo uma imagem que ilustra bem o que o Coco Framework está disposto a fazer:

Fonte: Whitepaper

Seria a Microsoft Coco Framework uma mudança na Tecnologia Blockchain?

A rede é capaz de realizar cerca de 1.600 transações por segundo, sendo Bitcoin cerca de 4 por segundo, Ethereum 20 por segundo, Paypal 193 por segundo e a Visa cerca de 1.667 por segundo.

Poderia ser algo de alto potencial sim, ainda mais vindo de uma grande empresa do Vale do Silício não poderíamos imaginar que seria diferente, portanto pelo menos no quesito transações a sua rede possui um grande potencial.

Hyperledger ou Coco Framework?

Para avaliar se o uso do Coco Framework é mais interessante do que o a Hyperledger, gerentes de projetos devem avaliar cenários, visto que ambas as soluções podem ser úteis, e se complementarem ou não.

Como já disse anteriormente, muitas soluções não necessitam de Blockchain para ter o seu problema resolvido, portanto estude bem e avalie as tecnologias disponíveis antes de empreender.

O Coco Framework tem planos de se tornar open-source, mas é um fato que a Microsoft desenvolveu o mesmo para comercializar e utilizar em aplicações privadas, obviamente isso não é uma crítica, mas uma análise de seu modelo de negócios com essa aplicação.

Em um evento recente, foi apontado que no Brasil atualmente a Hyperledger possui mais de 80% das aplicações, 8% fica por conta da Ethereum e 6% responsáveis pela Corda. Ou seja, para quem deseja empreender com esses projetos privados há espaço no mercado.

Mais informações

Este artigo faz parte da cobertura da VI Bitconf, e traz a visão da Blockchain para Negócios Coco Framework, que comentamos também sobre a IBM com a Hyperledger.

Confira mais informações no whitepaper disponível no GitHub sobre o Coco Framework, para detalhes técnicos e conhecimento do projeto.

Veja um vídeo de demonstração oficial, não se esqueça de habilitar as legendas e ativar em Pt-Br se necessário:

 

Seguimos acompanhando o mundo Blockchain e Criptomoedas, fiquem ligados no Livecoins para informações.