Hyperledger

O potencial da Blockchain começou a ser explorado por grandes empresas do Vale do Silício, e vários projetos estão em construção para a ótica dos negócios, conheça a Hyperledger.

O que é Hyperledger?

A Hyperledger é uma plataforma para construção de ideais corporativos na Blockchain, tendo sua rede uma ampla gama de aplicações em funcionamento atualmente.

Apresentação na VI Bitconf

As várias aplicações são de diversos setores, como saúde, rastreamento, finanças, entre outras mais que estão em desenvolvimento.

Tendo esta visão podemos entender que a mesma concentra aplicações de Empresas na Blockchain, ela é como se fosse o ambiente para criação das aplicações.

O detalhe é que a mesma não tem em seu foco em transações, o foco é realmente o uso de ledger (livro-razão), ou seja, dados guardados com segurança e distribuídos.

Na área da saúde, a Hyperledger mostrou que o potencial de sua plataforma é gigantesco e traz uma série de inovações.

A Hyperledger é uma parceria da Linux Foundation com várias empresas, que traz inovações na área das finanças, IoT, bancos, cadeia de suprimentos, manufatura e tecnologia.

As suas aplicações por muitos são também chamadas de aplicações de Blockchain Privada, algo que pode acontecer com muitas empresas para o futuro, a Microsoft também tem uma parte neste assunto de Blockchain Privada.

Obviamente, há críticas ao projeto pelo fato de ser contra o que Satoshi Nakamoto preconizou com a criação das criptomoedas, mas é um fato que chegaram e estão em utilização.

Alguns detalhes da utilização da Hyperledger estão feitos para Web 2.0 e não para Web 3.0 como é na rede Ethereum.

Na VI Bitconf, o representante do projeto no país Carlos Rischioto, deu várias explicações sobre a visão da IBM sobre Blockchain em conjunto com a Hyperledger, tirou dúvidas da comunidade e conseguiu encerrar a noite do primeiro dia do evento com chave de ouro.

 

Transações

Como a rede da Hyperledger não é criada com o propósito de transações, a mesma utiliza o protocolo da Stellar para realizar esse trabalho, quando é necessário em alguma aplicação desenvolvida.

Com essa parceria junto a IBM, a Stellar obteve maior visibilidade no mundo, e é considerada uma rede com potencial pela gigante do Vale do Silício, além de ser a 8ª criptomoeda em marketcap na data que escrevi este.

 

Programação na Blockchain Hyperledger

Estamos sempre a analisar as linguagens de programação utilizadas para as Blockchains no mundo afora, e não poderia deixar de buscar as informações desta também.

Logo, para quem houver interesse em participar da criação de projetos com essa blockchain deve procurar estudar as linguagens:

  • Java
  • Go (golang)
  • JavaScript

 

Ponderações no uso da Blockchain

Realmente a Blockchain tem um enorme potencial para causar vários avanços na economia e aplicações descentralizadas, porém devemos fazer uma ressalva perante a sua utilização descontrolada, também chamado de hype.

Várias aplicações estão se apropriando do nome “Blockchain” para que alcance mercados e clientes de forma mais fácil, porém nem sempre a mesma traz reais inovações aos negócios.

A tecnologia Hyperledger, por exemplo, possui uma plataforma robusta, consolidada e open source, porém podem ter vantagens e desvantagens na utilização da mesma, de forma que pessoas que estão a analisar projetos e processos devem ter consciência ao analisar a real necessidade de uma aplicação estar na Blockchain, e se haverá vantagens reais perante outras tecnologias que já são difundidas.

Essa ponderação é somente da ótica de negócios e aplicações em geral, não criticando a visão da Hyperledger aqui explorada, a Blockchain trouxe inúmeras inovações, e a IBM e outras mais, são grandes empresas mundiais a entrar com tudo no desenvolvimento de aplicações privadas com a visão da descentralização.