Linguagens de Programação para Blockchain

Nós humanos desenvolvemos o nosso Idioma como forma de nos comunicar. Para comunicar com computadores devemos utilizar Linguagens de Programação. E com o advento da criptoeconomia, vamos explorar as Linguagens de Programação para Blockchain.

Este artigo faz parte da série Trabalhos com a Blockchain que iniciamos, fique atento para conhecer mais oportunidades nesse ramo, um mercado novo e cheio de oportunidades.

 

O que é uma Linguagem de Programação

É uma instrução lógica que é fornecido em formato de códigos para que o computador compreenda as atividades a serem desenvolvidas.

Há programação para várias finalidades, como criar aplicações para computadores, sites, sistemas embarcados, dispositivos móveis, entre outros.

Como há várias finalidades de uso, há também várias linguagens de programação para se utilizar.

Se você está no ponto inicial, considere estudar bastante antes de seguir uma linguagem de programação, que pode não ser proveitosa para o projeto que deseja desenvolver.

Uma simples calculadora disponível nos computadores por exemplo, demanda que seja realizado um conjunto de instruções para que seja realizado os trabalhos, e checado para que saia tudo de forma correta.

Para ter um exemplo prático de uma calculadora de conversão, confira a do Livecoins que realiza a conversão dos preços das criptomoedas em tempo real, toda feita com programação pelos nossos desenvolvedores, utilizando JavaScript e PHP.

Há linguagens mais conhecidas e difundidas no mundo (mainstream), e outras menos difundidas. Há ainda algumas que trabalham com Interpretação e outras com Compilação.

Lembre-se que aqui, estamos explorando aspectos básicos e para iniciantes, o que não deixa de ajudar quem já entende do assunto.

Linguagens de Programação para Blockchain

Se deseja aprender a programar para Blockchain, considere analisar a seguinte lista que preparamos para você:

Bitcoin: O rei das criptomoedas foi desenvolvido em C++, portanto se quiser trabalhar com a Blockchain do mesmo estude essa linguagem.

Se possui facilidade com Inglês, confira o link que deixamos aqui para iniciar os seus estudos.

Cotação do Bitcoin em tempo real aqui.

Ethereum: Essa Blockchain trabalha com uma linguagem própria, chamada Solidity, que é derivada de JavaScript, para criação de smart contracts.

Algumas implementações ainda utilizam C++ ou mesmo Go (golang).

Para estudar sobre a linguagem de programação Solidity,  há um compilado de materiais feitos pela equipe de desenvolvimento, acesse aqui se quiser conhecer em inglês.

Cotação do Ethereum em tempo real aqui.

Decred: A Blockchain dessa criptomoeda possui várias aplicações, inclusive já vimos um caso prático aqui anteriormente.

Para trabalhar como desenvolvedor considere estudar a linguagem GO (golang), que é a utilizada nos projetos da mesma.

Lisk: Para criar Dapps na Blockchain da mesma considere aprender JavaScript, conforme havíamos dito antes.

Stratis: Para criar aplicações na Blockchain dessa plataforma, estude dotNet e C-Sharp (C#), conforme já havíamos dito aqui no Livecoins.

NEO: As linguagens utilizadas na programação são mainstream também, portanto com muitos materiais pela web, conforme já havíamos mencionado anteriormente aqui.

Cotação da NEO em tempo real aqui.

 

Outras Linguagens de Programação que podem ser Analisadas

Algumas outras linguagens que deixamos como dica são: Python, NodeJSLinguagem C e SQL. As mesmas podem ser utilizadas em algumas aplicações Blockchain.

Algumas linguagens, mesmo sem aplicações diretas com a Blockchain, podem ser utilizadas para conectar com alguma API de Exchanges, e outras várias ferramentas.

 

Sites com bons conteúdos para estudo

Comunidades para acompanhar o mercado de Blockchain

Blockchain Startups Brasil – Comunidade no Facebook com mais de 1.500 pessoas, sobre o ecossistema blockchain no Brasil.

Blockchain Brasil – Comunidade no Facebook com mais de 1.300 pessoas.

 

Comunidades para tirar dúvidas sobre Linguagens de Programação

Desenvolvimento WEB – Grupo no Facebook com mais de 50 mil pessoas, não é focado em Blockchain, mas em desenvolvimento de forma geral

Ethereum Desenvolvedores Br – Grupo no Facebook com mais de 400 pessoas

Blockchain Desenvolvedores – Grupo no Facebook com mais de 300 pessoas

 

Na medida em que formos analisando outras plataformas Blockchain iremos atualizar esta lista.

Considere, para ter mais facilidade nos seus estudos, estudar Lógica de Programação e a Matemática, que são muito utilizadas para as diversas operações possíveis.

O acompanhamento de todos os projetos das Criptomoedas pode ser feito pelo GitHub dos mesmos, sendo essa uma plataforma que auxilia no desenvolvimento de projetos open-source.

Para compartilhar alguma dica para fortalecer o nosso debate deixe nos comentários, nosso conteúdo também é open-source :).