O que são dAPPS e qual sua importância?

Para entender melhor o que são DAPPs e ainda qual a sua importância, devemos buscar entender alguns conceitos fundamentais, por exemplo, a diferença entre APPS e DAPPs, além de outros vários fatores.

Temos um ambiente onde estamos buscando na tecnologia várias facilidades na tecnologia, onde utilizamos dispositivos portáteis cada vez mais e incluso nisso aplicativos (app) para resolver algum problema, seja para comunicação, diversão ou mesmo de serviços bancários, entre outros.

A principal diferença entre App e DAPP, é que os APPs são uma interface entre os programas com algum código salvo na nuvem, e os DAPPs são uma interface para algum código descentralizado salvo na Blockchain. Sendo assim, DAPPs não possuem uma autoridade central para funcionar e depende somente de sua rede.

As maiores vantagens além de funcionar na blockchain para os dApps é que os mesmo são geralmente de código aberto de forma que possam ser auditados sua segurança, geram tokens para mineradores e para quem transaciona na rede também.

dapp x app

Para ficar claro aqui não queremos o foco em nenhuma tecnologia específica, porém citamos algumas redes que já trabalham com DAPPs e são seguras e robustas para segurar essas tarefas: Ethereum, Cardano, NEO, Qtum, Lisk, Waves, entre outras mais.

Como exemplo para entender mais sobre os DAPPs, vamos pegar a Ethereum, que norteia os mesmos em três categorias primárias: 1 – Aplicações financeiras, que fornecem aos usuários mais poder ao manipular seus recursos. 2 – Semi-Aplicações Financeiras, do qual uma das partes envolve dinheiro, porém a outra não envolve, como exemplo, uma prestação de serviços. 3 – Aplicações para votações e governança descentralizada (DAO), encerra as premissas para a criação de um DAPP.

O exemplo acima buscando a Ethereum como blockchain, foi justificado pela maior parte das Startups atualmente estarem utilizando sua rede para construir aplicações que se encaixam nas premissas dos DAPPs, também chamados de ICO, mas cabe aqui a ressalva que há muito mais opções de redes com várias ferramentas e ideias para realizar tais trabalhos, portanto estude antes o seu problema e onde possui a melhor solução.

Concluímos que com os DAPPs, as aplicações que envolvam alguma forma de transação podem ser criadas para possibilitar uma transparência pela blockchain ao usuário e uma confiança no seu uso para o cotidiano, protegido pela criptografia e privacidade.

Fonte:  Towards Data Science / Autor Shaan Ray