
Maior empresa do ecossistema de bitcoin cresce equipe e promete mais entregas de tecnologia (Reprodução)
A Blockstream, principal desenvolvedora mundial de infraestrutura baseada no padrão Bitcoin, oficializou um movimento estratégico de expansão no dia 18 de novembro. Isso porque, a empresa assinou um acordo definitivo para integrar a tecnologia e a expertise da Distributed Lab.
A firma adquirida atua com destaque na engenharia de software, sendo reconhecida pelo seu domínio em Bitcoin, criptografia e contratos inteligentes (smart contracts).
A aquisição fortalece imediatamente a posição da Blockstream no mercado. O negócio amplia a capacidade da empresa de atender consumidores, empresas e instituições. As partes não divulgaram os termos financeiros da transação. Contudo, a Blockstream confirmou que a operação deve ser concluída nas próximas semanas, sujeita às condições habituais de fechamento.
Os membros da equipe da Distributed Lab trarão profundo conhecimento técnico para a nova casa. O foco do grupo será o desenvolvimento de aplicações seguras de blockchain. O acordo inclui a incorporação de módulos de software proprietários e ferramentas de desenvolvimento. A propriedade intelectual da Distributed Lab passará a integrar as plataformas centrais da Blockstream.
A integração tecnológica impactará diretamente o roteiro de produtos da Blockstream, e as melhorias chegarão ao aplicativo da marca, à carteira de hardware Jade e aos serviços da Liquid Network (a primeira layer-2 do mundo). Soluções de custódia empresarial e tokenização também receberão atualizações aceleradas.
A tecnologia Simplicity ganha destaque nesse processo, uma base de código lançada recentemente pela Blockstream que traz programabilidade de contratos de alta garantia para o Bitcoin. A equipe da Distributed Lab ajudará a avançar essa ferramenta essencial para desenvolvedores.
Jeff Boortz, Diretor de Produtos (CPO) da Blockstream, ressaltou a importância técnica da união.
“A Distributed Lab construiu uma forte reputação em segurança, confiabilidade e engenharia prática de Bitcoin”, disse Boortz. “Integrar a tecnologia deles e aproveitar sua experiência em engenharia acelerará nosso roteiro para custódia empresarial, pesquisa e aplicações financeiras baseadas na Liquid.”
A Distributed Lab, fundada pelo Dr. Pavlo Kravchenko, construiu sua reputação em sistemas seguros e pesquisa criptográfica. A empresa vê a fusão como um passo natural para escalar suas inovações de código aberto.
“A Blockstream estabeleceu há muito tempo a referência para a infraestrutura do Bitcoin“, afirmou Kravchenko. “Estamos entusiasmados em fazer parte do ecossistema da Blockstream enquanto focamos em acelerar a entrega, expandir nosso alcance e fortalecer nosso compromisso compartilhado com a inovação segura e de código aberto.”
A lógica estratégica por trás da aquisição vai além de produtos imediatos, visto que a Blockstream busca adicionar profundidade ao seu corpo de pesquisa. Assim, a chegada de criptógrafos e pesquisadores respeitados da Distributed Lab reforça o braço científico da companhia.
Naji Bekhazi, Vice-Presidente Sênior de Engenharia, projetou um aumento no ritmo de entregas. A empresa pretende oferecer novas soluções para desenvolvedores e empresas que utilizam a rede Bitcoin.
“Ter a experiência da equipe deles e sua tecnologia acelerará nosso roteiro para custódia empresarial, serviços de pagamento e aplicações financeiras baseadas na Liquid. Estou entusiasmado com o que entregaremos para desenvolvedores, empresas e Bitcoiners em todo o mundo. O ritmo da inovação só vai aumentar a partir daqui“, declarou Bekhazi.
Comentários