A corretora de criptomoedas brasileira BlueBenx anunciou nesta quarta-feira (24) o seu plano para liberar saques, mas apenas para alguns clientes. As regras começam a ser conhecidas por investidores, alguns que já processam a empresa com alegações de fraude financeira.
Desde o dia 11 de agosto, quem tinha dinheiro na plataforma deixou de contar com o suporte para saques.
Em um primeiro momento, a empresa alegou que foi vítima de ataque hacker, mas depois mudou a versão, indicando ter caído em um golpe.
De qualquer forma, quem foi penalizado agora conta com uma chance de reaver pelo menos um pouco do prejuízo.
Entenda por que poucos clientes da BlueBenx vão ter saques liberados
Desde que a BlueBenx anunciou o congelamento de saques, vários clientes recorreram na justiça para conseguirem liberar o dinheiro.
Em alguns casos, os clientes conseguiram bloquear as contas e bens da empresa com urgência, assim como dos sócios.
A previsão era de que os saques começassem a ser liberados no início de janeiro de 2023, opção dada ainda apenas a 150 clientes. Em um comunicado enviado ao Livecoins, a empresa disse que até R$ 300 mil poderão ser liberados nessa primeira fase, sendo no máximo R$ 2 mil por cliente.
“A BlueBenx – fintech especializada em gestão de criptoativos – irá iniciar o pagamento de parte dos clientes que haviam solicitado saques até o último dia 25 de julho. A empresa utilizará os recursos oriundos da negociação de ativos físicos e de sistemas da companhia. Ao todo, cerca de 150 clientes serão restituídos com o valor máximo de R$ 2 mil, entre os 404 clientes que haviam solicitado a retirada até dia 25 de julho.”
Clientes com processos na justiça podem esquecer
Ao anunciar os saques para clientes, a BlueBenx deixou claro que se algum deles move processos na justiça, podem esquecer seu dinheiro agora, devendo suas situações serem resolvidas apenas nos tribunais.
“A empresa também salienta que aqueles que ingressam com ação na esfera judicial contra a empresa estão fora da lista de pagamento e, a princípio, terão sua situação resolvida perante a Justiça.”
Em nota, a empresa acusada por alguns clientes de fraude esclareceu que os primeiros pagamentos serão realizados até 15 de setembro (décimo dia útil).
Contudo, como as contas da BlueBenx estão congeladas pela justiça, a empresa afirmou que irá utilizar uma empresa parceira para processar os saques, sem indicar quem são esses.
Os clientes em dúvidas sobre os trâmites adotados pela empresa podem entrar em contato com ela por meio dos canais oficiais de atendimento, como o 0800-591-0050 e e-mail customer@bluebenx.com.