
Diversas empresas de criptomoedas estão listadas na NYSE. Foto: David Vives/Pixabay.
A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) anunciou nesta segunda-feira (19) a criação de uma plataforma blockchain para negociação de títulos e ações tokenizados. Isso permitirá que o mercado tradicional funcione 24/7.
A tecnologia blockchain foi introduzida ao mundo por Satoshi Nakamoto com a criação do Bitcoin. Desde então, diversas criptomoedas adotaram o mesmo sistema, dando espaço para corretoras descentralizadas.
O anúncio da NYSE ocorre em um momento oportuno. Isso porque é feriado nesta segunda-feira (19) nos EUA e, por conta disso, as bolsas estão fechadas.
Com o lançamento de uma plataforma blockchain, isso permitirá que investidores negociem ativos durante feriados, finais de semanas e fora do horário comercial.
“A nova plataforma digital da NYSE permitirá experiências de negociação tokenizada, incluindo operações 24/7, liquidação instantânea, ordens dimensionadas em valores em dólar e financiamento baseado em stablecoins.”
“Seu design combina o avançado mecanismo de matching Pillar da NYSE com sistemas pós-negociação baseados em blockchain, incluindo a capacidade de suportar múltiplas redes para liquidação e custódia”, escreveu a Bolsa.
O texto aponta que a ICE (dona da NYSE) estará trabalhando com os bancos BNY e Citi para depósitos tokenizados, facilitando transações fora do horário comercial.
A plataforma precisará de aprovações regulatórias para iniciar seu funcionamento. Devido à política pró-cripto que os EUA estão vivendo no momento, é possível acreditar que isso aconteça em breve.
“Por mais de dois séculos, a NYSE transformou a forma como os mercados operam”, disse Lynn Martin, presidente do NYSE Group. “Estamos liderando o setor rumo a soluções totalmente on-chain, baseadas em proteções incomparáveis e altos padrões regulatórios que nos permitem unir confiança com tecnologia de ponta.”
“Usar nossa experiência para reinventar a infraestrutura de mercado é como vamos atender e moldar as demandas de um futuro digital.”
Atualmente, as ações da Circle, emissora da stablecoin USDC, da Bullish, uma corretora americana, e da Twenty One Capital, uma empresa de tesouraria de Bitcoin, são negociadas na NYSE. Além disso, a Bolsa também recebeu recentemente uma estátua de Satoshi Nakamoto em suas instalações.
No Brasil, a B3 prometeu o lançamento de uma stablecoin atrelada ao Real para a negociação de ativos tokenizados.
Michael Saylor, fundador da Strategy, sugeriu neste domingo que o mercado poderia esperar por uma revelação de compra de Bitcoin ainda maior por sua empresa.
No entanto, devido ao feriado nos EUA, a Strategy não revelou quantas moedas comprou na última semana.
Sobre o assunto, o bilionário comentou que o “Bitcoin nunca fecha”.
A expectativa é que o aporte semanal seja anunciado nesta terça-feira (20).
Comentários