Em live no Youtube na noite dessa quinta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Polícia Federal já sabe quem hackeou o STJ. Durante a transmissão ao vivo pela internet, Bolsonaro abordou o caso e zombou o hacker.
“O hackeamento do acervo do STJ. Aí, pessoal, alguém entrou lá [no acervo do STJ], Superior Tribunal de Justiça, né?(sic) Pegou tudo, pegou todos os arquivos lá, guardou e pediu resgate” – disse Bolsonaro, e gargalhando após a frase.
Conforme noticiado pelo Livecoins, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) sofreu um ataque hacker na última terça-feira (3) que acabou comprometendo parte do sistema. O ataque criptografou vários dados e arquivos importantes, configurando como um clássico ataque de Ransonware.
Bolsonaro comentou o caso e disse que a Polícia Federal está atuando no caso de forma elogiada.
“É o Brasil, né? Pedido de resgate…”
“Bem, a Polícia Federal entrou em ação imediatamente. Tive a informação do diretor-geral da PF, o senhor Rolando Alexandre. E ele já foi elogiado pelo presidente do STJ no que ele conseguiu até agora.”
Bolsonaro também zombou o hacker dizendo que ele teria hackeado os sistemas mas não foi capaz de ficar duas horas escondido.
“Já descobriram quem é o hackeador. Já descobriu, Cid (assessor do presidente)? Já descobriram? Pô, o cara hackeou e não conseguiu ficar aí duas horas escondido, pô”
A Polícia Federal ainda não divulgou informações sobre o caso que continua sendo apurado, a previsão de retorno dos sistemas do STJ é até o dia 10, terça.