Notícias

Botanix, solução de segunda camada, promete trazer contratos inteligentes para o Bitcoin

Share

A Botanix Labs anunciou o lançamento de sua solução de segunda camada para o Bitcoin na última terça-feira (1º). Sua proposta é trazer o mundo das finanças descentralizadas (DeFi) para o Bitcoin.

Isso será feito através de um protocolo chamado Spiderchain, permitindo que a Botanix rode contratos inteligentes como uma EVM (Ethereum Virtual Machine).

Além disso, a solução também permitirá transações mais rápidas e baratas, custando apenas 2 centavos de dólar e com um tempo de 5 segundos.

Botanix pretende expandir número de operadores para mais de 100 em 2026

Em comparação com outras soluções de segunda camada, como Lightning Network e Liquid, a Botanix tem foco em contratos inteligentes, prometendo uma alta descentralização.

Funcionando como uma federação, a rede contará com 16 nós independentes em seu início. Eles serão controlados por nomes famosos da indústria, como Galaxy, Fireblocks, Alchemy, Antpool, XBTO, Kiln, Chorus One e outros.

Para 2026, a Botanix pretende aumentar o número de operadores para mais de 100.

“Nenhuma entidade individual (nem mesmo a Botanix) pode controlar a rede: ela é operada por uma federação crescente de parceiros de nós confiáveis”, escreveram os desenvolvedores no X, antigo Twitter.

“A economia do Bitcoin começa hoje. A mainnet está no ar: descentralizada, equivalente à EVM [Ethereum Virtual Machine], construída sobre o Bitcoin.”

— Botanix | Mainnet LIVE 🟢 (@BotanixLabs) July 1, 2025

Segundo o anúncio, usuários poderão negociar, tomar e oferecer empréstimos, fazer staking, prover liquidez, operar alavancado e vendido, tudo isso na rede do Bitcoin.

A solução pretende trazer o setor de DeFi para o Bitcoin e pode trazer essa economia crescente para a rede, sem causar congestão de transações.

“Com o lançamento da Botanix, os usuários do Bitcoin passam a contar com uma melhoria significativa nos tempos de transação — o tempo de bloco cai de 10 minutos para 5 segundos — e com taxas médias de apenas US$ 0,02.”

Soluções apresentadas pela Botanix, L2 do Bitcoin. Fonte: Reprodução.

Botanix também apresentou o ‘Bitcoin 2100’

Junto ao lançamento da mainnet, a Botanix também apresentou o ‘Bitcoin 2100’, uma espécie de plataforma de jogos interativos para atrair novos usuários para sua rede.

Se passando no ano de 2100, como o nome suegere, a plataforma apresenta a ‘Cidade Bitcoin’ em uma era onde o sistema financeiro global foi substituído por soluções descentralizadas.

“Ao invés de apenas ler sobre DeFi no Bitcoin ou contratos inteligentes, você aprende fazendo”, escreveram os desenvolvedores.

Bitcoin 2100 da Botanix. Fonte: Reprodução.

O projeto conta com quatro jogos até o momento, Satoshi Spin, Mining SATs, Guess the Blockhash e Satoshi’s Keys, com diversos prêmios em Bitcoin.

Por fim, embora outras soluções de segunda camada no Bitcoin não tenham tanta adoção até o momento, a chegada da Botanix traz mais uma esperança de transações rápidas e baratas, com diversos casos de uso, mas sem sair do Bitcoin.

Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK