Botanix, solução de segunda camada para o Bitcoin com foco em contratos inteligentes. Fonte: Reprodução.
A Botanix Labs anunciou o lançamento de sua solução de segunda camada para o Bitcoin na última terça-feira (1º). Sua proposta é trazer o mundo das finanças descentralizadas (DeFi) para o Bitcoin.
Isso será feito através de um protocolo chamado Spiderchain, permitindo que a Botanix rode contratos inteligentes como uma EVM (Ethereum Virtual Machine).
Além disso, a solução também permitirá transações mais rápidas e baratas, custando apenas 2 centavos de dólar e com um tempo de 5 segundos.
Em comparação com outras soluções de segunda camada, como Lightning Network e Liquid, a Botanix tem foco em contratos inteligentes, prometendo uma alta descentralização.
Funcionando como uma federação, a rede contará com 16 nós independentes em seu início. Eles serão controlados por nomes famosos da indústria, como Galaxy, Fireblocks, Alchemy, Antpool, XBTO, Kiln, Chorus One e outros.
Para 2026, a Botanix pretende aumentar o número de operadores para mais de 100.
“Nenhuma entidade individual (nem mesmo a Botanix) pode controlar a rede: ela é operada por uma federação crescente de parceiros de nós confiáveis”, escreveram os desenvolvedores no X, antigo Twitter.
“A economia do Bitcoin começa hoje. A mainnet está no ar: descentralizada, equivalente à EVM [Ethereum Virtual Machine], construída sobre o Bitcoin.”
The Bitcoin economy starts today.
Mainnet is live: decentralized, EVM-equivalent, built on Bitcoin. pic.twitter.com/Lk3Oy5G9CB
— Botanix | Mainnet LIVE 🟢 (@BotanixLabs) July 1, 2025
Segundo o anúncio, usuários poderão negociar, tomar e oferecer empréstimos, fazer staking, prover liquidez, operar alavancado e vendido, tudo isso na rede do Bitcoin.
A solução pretende trazer o setor de DeFi para o Bitcoin e pode trazer essa economia crescente para a rede, sem causar congestão de transações.
“Com o lançamento da Botanix, os usuários do Bitcoin passam a contar com uma melhoria significativa nos tempos de transação — o tempo de bloco cai de 10 minutos para 5 segundos — e com taxas médias de apenas US$ 0,02.”
Junto ao lançamento da mainnet, a Botanix também apresentou o ‘Bitcoin 2100’, uma espécie de plataforma de jogos interativos para atrair novos usuários para sua rede.
Se passando no ano de 2100, como o nome suegere, a plataforma apresenta a ‘Cidade Bitcoin’ em uma era onde o sistema financeiro global foi substituído por soluções descentralizadas.
“Ao invés de apenas ler sobre DeFi no Bitcoin ou contratos inteligentes, você aprende fazendo”, escreveram os desenvolvedores.
O projeto conta com quatro jogos até o momento, Satoshi Spin, Mining SATs, Guess the Blockhash e Satoshi’s Keys, com diversos prêmios em Bitcoin.
Por fim, embora outras soluções de segunda camada no Bitcoin não tenham tanta adoção até o momento, a chegada da Botanix traz mais uma esperança de transações rápidas e baratas, com diversos casos de uso, mas sem sair do Bitcoin.
Comentários