bitcoin perdendo dominância
-
Bitconf

O preço do bitcoin afeta diretamente outras criptomoedas porque a maioria das exchanges trabalham com o par BTC para negociações de outras criptos, afetando então o percentual de dominância do Bitcoin. Brad Garlinghouse, CEO da Ripple acredita que isso pode mudar em breve quando os mercados começarem a reconhecer as diferenças entre os ativos digitais.

Em entrevista a CNBC, Brand disse que com o tempo veremos um mercado mais racional e comportamentos que refletem a perda de dominância do Bitcoin, além disso o CEO afirmou que o mercado de criptomoedas ainda é uma indústria nova e que a especulação no mercado domina as atividades comerciais.

“Eu acho que é uma questão de tempo até que as pessoas entendam melhor os diferentes casos de uso. Haverá um pouco de correção ao longo do caminho onde muitos dos players do mercado  não resolvem um problema real”. Brad Garlinghouse

Existe uma previsão de que o Bitcoin continue com a tendência de perder dominância no mercado para outros líderes no espaço como ethereum – segundo colocado em valor de mercado e que recentemente superou o bitcoin em número de endereços ativos.

Perda de Dominância do Bitcoin 2013 – 2018

Ethereum tem sido até agora o principal candidato a superar o bitcoin em valor de mercado, seguido pelo Ripple e Bitcoin Cash. Roger Ver, criador do Bitcoin Cash afirmou recentemente que o ethereum irá superar o Bitcoin até o final de 2018 e que o Bitcoin cash irá superar o Ethereum até 2020.

“Eu vejo isso acontecendo, e acredito que é iminente. Ethereum poderia ultrapassar o bitcoin até o final do ano e o bitcoin cash poderia fazer o mesmo antes de 2020.” Roger Ver

Brad Garlinghouse concluiu sua previsão afirmando que é seguro concluir que o futuro do universo de criptomoedas pertence a projetos que resolvem problemas reais da vida através da blockchain.

“Ripple está fazendo exatamente isso facilitando a transferência rápida e sem atritos de pagamentos por meio de suas diferentes tecnologias de xRapid, xCurrent, xVia e RippleNet.” finalizou Brad Garlinghouse.

Ripple é uma criptomoeda centralizada com empresa sediada em São Francisco, a moeda tem proposta de desenvolver uma rede de pagamentos financeiros globais mais rápidos.

De acordo com o site coinmarketcap, o bitcoin tem hoje 38.7% de dominância no mercado enquanto o ethereum tem 17%. Em junho de 2017 o ethereum alcançou 32% do mercado enquanto o Bitcoin possuia 40%, uma diferença de apenas 8%. O Bitcoin reinou com dominância acima de 80% de 2009 até o inicio de 2017 quando várias outras criptomoedas passaram a ganhar valor.

Ainda é cedo afirmar se a tendência vai continuar fazendo com que o Bitcoin perca o trono, mas tudo indica que em algum momento isso possa acontecer.