Brasil é um dos países com maior potencial para Bitcoin e Libra?

Grande população desbancarizada! Oportunidade para o Bitcoin?

Siga no
Bitcoin e Bandeira do Brasil
Bitcoin e Bandeira do Brasil

A população brasileira é considerada uma das mais desbancarizadas do mundo, segundo dados do World Bank. Com isso, o Brasil é um dos países com maior potencial para adoção do Bitcoin, ou até da Libra.

Assim como a Libra, criptomoeda que está sendo criada pelo Facebook, possui grandes chances no Brasil, o Bitcoin também pode encontrar seu espaço. A explicação seria porque, é mais fácil apresentar uma criptomoeda em um país com alto índice de desbancarizados do que em países com populações com grande presença bancária.

Brasil pode ser um dos principais países com potencial de adoção ao Bitcoin, ou Libra

De acordo com dados do Banco Mundial, citados em recente reportagem da Bloomberg, o Brasil figura em uma seleta lista de países desbancarizados. De fato, o Brasil é o 19º país da lista em que pessoas com mais de 15 anos não utilizaram banco no último ano.

Brasil é um dos países com maior potencial para Bitcoin, ou Libra
Brasil é um dos países com maior potencial para Bitcoin, ou Libra, com 12% de desbancarizados – Fonte: Bloomberg

Com isso, segundo um artigo de Leonid Bershidsky na Bloomberg, a adoção de novas tecnologias para pagamento em tais países poderiam ser mais tranquilas.

De acordo com Leonid, quando a Vodafone lançou o dinheiro digital M-Pesa no Quênia, houve uma grande adoção. O problema começou quando a empresa resolveu expandir suas operações para outros países. Além de não conseguir driblar regulamentações, houve pouca aceitação de clientes quanto a este produto em países com muitos concorrentes.

Este caso da Vodafone pode mostrar para a Libra um caminho mais fácil, caso o Facebook e associados resolvam mirar populações desbancarizadas. Caso a organização Calibra resolva atender a este público, o potencial pode ser maior, pelo menos no início. As principais populações do mundo, entre China e Índia, possuem muitas pessoas nessas condições.

Regulamentação pesada estaria afastando empresas da criptomoeda do Facebook

O problema atual da Libra é o alto risco do negócio sofrer com regulamentações pesadas. Além disso, alguns congressistas dos EUA pressionaram criar  leis para o setor de meio de pagamentos. Tal movimento afastou da Libra algumas empresas como Paypal, Mastercard, Visa e Mercado Pago, por exemplo.

Mas para Leonid Bershidsky, os problemas com a ex-empresas parceiras pode abrir novos caminhos para a Libra. Caso opte entrar em mercados com regulamentações mais brandas, ou até mais fáceis de serem convencidos, há potencial. Neste caso, o Bitcoin poderia se beneficiar de uma regulamentação pró-cripto nestes países. Um dos mercados em potencial é o Brasil, que ainda estuda a regulamentação das criptomoedas.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Leão. Imagem: Shutter Stock

Banco Central Europeu: “Bitcoin é um animal muito perigoso!”

O Bitcoin já foi chamado de várias coisas diferentes por autoridades do mundo todo, mas agora ele acaba de ganhar uma definição um tanto...
China bane Bitcoin. Imagem: Adobe Stock

Vídeo mostra mineradores chineses de Bitcoin desligando equipamentos

A China continua reprimindo a mineração de criptomoedas e não dá sinal que vai recuar. A última ofensiva tem como alvo a província de...
Gates e Buffet. (Imagem: Flickr)

Por que é inútil seguir os bilionários quando o assunto é criptomoedas?

Sem dúvidas, Warren Buffett, Ray Dalio, e Carl Icahn são grandes investidores, e sabem como ninguém comprar ativos tradicionais. No entanto, quando o assunto é...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias