Uma brasileira ficou famosa em páginas de memes após revelar sua conversa com um hacker de criptomoedas. A mulher teve a conta do Instagram roubada e então decidiu entrar em contato com o hacker para pedir o acesso de volta, recebendo uma resposta inusitada.
A situação certamente não é comum para a maior parte das pessoas, que ao ver suas contas hackeadas, se afastam do perigo. Mas para Ana Rios, o episódio foi tratado com naturalidade, com ela pedindo sua conta de volta.
Mais inusitado ainda foi a resposta do hacker, que indicou que iria devolver o acesso, mas antes iria utilizar a conta para aplicar golpes em seus contatos.
Brasileira é hackeada e pede conta de volta
Pelo Twitter, em publicação que já conta com mais de 4 mil curtidas, a vítima disse entender que o hacker estava aplicando um golpe de criptomoedas em seus seguidores, mas que gostaria muito de ter de volta o acesso.
Em resposta, o hacker disse que iria devolver, mas precisava dar uns golpes antes. Segundo ele, devido ao final de ano estar próximo, ele precisava da conta para ganhar dinheiro.
hoje eu conversei com meu hacker no instagram e vou deixar registrado aqui essa pérola pic.twitter.com/oBt3YluZOG
— ana (@anarrioss) December 6, 2022
Mesmo assim, ele devolveu a conta para a vítima, após o caso viralizar. Em publicação do perfil Memes Twitter, que conta com 2 milhões seguidores no Instagram, a conversa entre vítima e o hacker das criptomoedas rendeu mais de 78 mil curtidas.
Desfecho positivo e com dica de segurança do hacker: “ative seu 2FA na próxima”
Na última quarta-feira (8), a corajosa brasileira que encarou um hacker em busca de seu Instagram fez sua primeira publicação após reassumir o perfil.
Ela brincou que o “Urubu do PIX não se criou”, ainda que o hacker seja um querido. Em resposta, seus seguidores disseram ter pensado que ela havia entrado em alguma pirâmide de criptomoedas.
“Passando pra avisar que urubu do pix não se criou apesar de ser um querido e que os dias por aqui foram ótimos sem instagram, mas agora a mami tá de volta.”
Como o Livecoins já havia compartilhado, os golpes do PIX com criptomoedas no Instagram são a nova moda entre hackers. Ao assumir perfis na rede social, eles tentam aplicar golpes nos conhecidos das vítimas.
Assim, o caso da Ana pode ser mais uma amostra da importância de evitar clicar em links suspeitos, mesmo quando venham de amigos.
Além disso, ao utilizar redes sociais como o Instagram e outras é importante configurar a autenticação de dois fatores, dica compartilhada pelo próprio hacker antes de devolver a conta para a vítima.