Brasileiro alerta sobre Solana ser parecida com Nano após falha

Projeto foi chamado de centralizado por fundador da Polkadot e Ethereum.

Para o brasileiro e Youtuber do setor de criptomoedas Augusto Backes, em um alerta sobre a Solana, essa rede passa por problemas similares a Nano (XRB), que já sofre há alguns anos.

Esse pensamento foi compartilhado por Augusto em seu Twitter, com seus milhares de seguidores que acompanhavam o travamento da rede Solana na última terça-feira (14). Sem processar transações por várias horas, o caso chamou atenção da comunidade global, após essa criptomoeda explodir de preços em 2021 e se tornar uma das “queridinhas” do setor de DeFi.

Contudo, para Augusto Backes a Solana não é uma rede segura com essa vulnerabilidade encontrada, fazendo o alerta que a Nano também enfrenta essa realidade há alguns anos.

“Para quem não sabe, Solana esta sofrendo o mesmo que a Nano sofre há anos. Uma rede que não consegue aguentar ataques exploit não é uma rede confiável. Simples assim.”

Brasileiro e youtuber das criptomoedas Augusto Backes criticou projeto da Solana e comparou com a Nano
Brasileiro e youtuber das criptomoedas Augusto Backes criticou projeto da Solana e comparou com a Nano/Twitter

Após travar, o preço da Solana segue caindo, mesmo com a recuperação do Bitcoin nesta quarta, com a SOL despencando 2% nas últimas 24 horas. No prazo de sete dias, a cotação dessa moeda cuja proposta era acabar com Ethereum, Cardano e até Polkadot, cai cerca de 8%.

No Brasil, cada Solana segue negociada em R$ 826,00, após romper topos seguidos nas últimas semanas.

Além de brasileiro, criador do Ethereum e Polkadot, Gavin Wood alertou que a Solana é centralizada: “só mais um banco”

Um dos projetos concorrentes da Solana, a Polkadot, criado por Gavin Wood que também é cofundador do Ethereum, acabou mostrando que os eventos da SOL foram tristes para a comunidade de criptomoedas.

Isso porque, para o especialista em criptomoedas, a segurança de uma rede, assim como sua descentralização, são mais importantes que a velocidade de processar transações em uma cadeia de blocos. Dessa forma, ele chamou a Solana de apenas mais um banco, indicando que o projeto não merece ser reconhecido como uma criptomoeda.

“Os eventos de hoje em criptomoedas apenas mostram que a descentralização genuína e a segurança bem projetada são uma proposta muito mais valiosa do que alguns grandes números de tps provenientes de um conjunto exclusivo e fechado de servidores. Se você não pode executar um nó completo sozinho, então é apenas outro banco.”

Após ver as críticas do mercado e até de projetos concorrentes, o CEO da Solana, Anatoly Yakovenko, declarou que melhor acontecer este problema agora que quando a rede tiver 1 bilhão de usuários, declarando que continua otimista com o potencial da sua criptomoeda.

“Melhor agora do que quando for um bilhão de usuários”.

Apesar da confiança do dono da moeda, o mercado de criptomoedas se baseia na segurança como uma dos princípios básicos, ou seja, não está claro que esse projeto deverá ter um futuro tão promissor assim atravessando problemas de ataques.

Nesta quarta-feira (15), a equipe de desenvolvedores anunciou que correções já foram feitas, devendo entrar em vigor nas próximas horas, mas o mercado segue acompanhando o caso atentamente.

Ganhe R$ 20 em Bitcoin agora ao se cadastrar na Coinbase. Clique aqui

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias